Uma carreira de crime iniciada ainda menor chegou ao fim na noite de ontem, terça, em Moreira Sales para o goioerense Luciano Madureira.
Quando tentativa assaltar um residência naquela cidade Luciano foi surpreendido pela reação do proprietário que conseguiu se apoderar de um revólver e atirou contra Luciano que saiu correndo vindo a tombar morto no meio na Rua Gilberto Piovezan.
O ASSALTO: Era por volta das 22:00 de ontem, terça, quando Luciano invadiu a residência de numeral 1.210 da Rua Gilberto Piovezan onde rendeu a família do proprietário que estava ausente. Ameaçando os familiares, Luciano obrigou a entregar pertences, como jóia e objetos de valor.
Quando ainda se encontrava na residência chegou o proprietário, um funcionário público, que percebeu o assalto e conseguiu chegar até uma dependência da casa onde se armou com um revólver. O bandido, sem perceber que o proprietário estava armada começou a exigir dinheiro e perguntando por armas. Numa fração de segundo de descuido do assaltante, o proprietário sacou do revólver e disparou no peito de Luciano. Atingido ele deixou a residência correndo levando jóias e objetos. No entanto, não conseguiu ir longe e caiu no meio da rua.
Vizinhos percebendo os tiros e a movimentação na casa bem como corpo caído no meio da rua acionou a equipe da Polícia Militar que, ao chegar local deparou com o corpo já sem vida no meio da rua. Luciano só foi identificado com a chegada da equipe da Polícia Civil de Goioerê que identificou tratar-se de Luciano Madureira, elemento de alta periculosidade com dezenas de passagens pela Polícia e procurado pela Polícia de toda a região.
UMA VIDA NO CRIME: Luciano Madureira, conhecido como “Vovô”, e residiu durante quase toda a vida no Jardim Universitário. Quando menor teve diversas passagens como menor infrator. Ao completar 18 anos, Luciano entrou de vez para a vida do crime. Desde de 2008 praticou diversos roubos e assaltos em toda região – desde Assis Chateaubriand, Formosa do Oeste, Goioerê, Farol, Campo Mourão, Cianorte, Moreira Sales e outras. Foi preso diversas vezes, e, também por diversas vezes fugiu da cadeia. Comandava a quadrilha conhecido como “Piratas do Asfalto” que assaltava e roubava sacoleiros nas rodovias da região.
No entanto, a vida de crime de Luciano foi marcada e depois do assalto a uma viatura descaracterizada do Batalhão de Fronteira que fazia patrulhamento na rodovia próxima a Iporã. A quadrilha de Luciano, integrada por quatro elementos, todos de Goioerê – se apoderou na viatura e das armas do Policial.
Mega Operação
A partir daí uma grande operação policial foi desencadeada em Goioerê para capturar Luciano e seu bando. Cerca de 30 viaturas das Policias Militar, Civil, de Batalhão de Fronteira e com utilização de um helicóptero da PM, foram mobilizados, na mega operação que depois de três dias prendeu os elementos. Luciano estava escondido em uma residência em Jaracatiá. Apesar das armas que tinha em seu poder, inclusive um fuzil, ele não reagiu.
Da quadrilha que era comandada por Luciano, além dele que foi morto na noite de ontem, também foi morto durante assalto em Boa Esperança, Elton Carvalho de Oliveira, conhecido como “Pinga” que foi morto em troca de tiros com a Polícia daquela cidade na noite do dia 15 de outubro de 2015.
Vale frisar que a quadrilha de Luciano e “Pinga” tinha como base um acampamento em meio a uma mata na região da Flor do Oeste que foi desmobilizado pela Polícia. No local havia dois veículos roubados no assalto a residência do prefeito de Juranda.
Luciano quando foi preso na mega operação realizada em agosto de 2012
Elton “Pinga” foi morto em outubro/2015 pela Polícia em Boa Esperança