O provedor da Santa de Goioerê, Gerson de Brito reuniu lideranças políticas de Goioerê para apresentar a equipe médica que começou a trabalhar nesta segunda-feira, 20, no processo de instalação da UTI que tem previsão de ser inaugurada no mês de junho. A equipe será responsável pela formação da equipe e treinamento.
Participaram da reunião o prefeito Pedro Coelho, os vereadores José Soares e Jacy da Silva, o vice-prefeito, Ernani Leite, a secretária de Saúde, Regina Cruz, e o goioerense Betinho Lima, representando o governador Ratinho Junior e articulador no processo de reivindicação e liberação da UTI para a Santa Casa de Goioerê.
A equipe da futura Unidade de Terapia Intensiva de Goioerê será coordenada pelos médicos intensivistas Dr. Ronaldo de Souza, Dra. Fabiana Fuck, e Dr. Jackson Erasmo Fuck que estavam presentes na reunião, junto com o quarto médico, Dr. Dirceu Veiga, que estava de plantão em Umuarama.
O médico Ronaldo de Souza explicou que essa equipe tem larga experiência na montagem de UTI, tendo trabalhado em 2004 na instalação da UTI no Hospital Cemil em Umuarama. Também foi responsável pela instalação da UTI na UOPECCAN, e está finalizando a instalação da segunda UTI do hospital Cemil.
“Nos surpreendeu a estrutura que vimos aqui na Santa Casa de Goioerê. Estamos bem preparados e o que falta são detalhes e acreditamos que em 40 dias esteja pronto para inaugurar” – comentou o médico intensivista, Ronaldo de Souza, explicando que toda a equipe médica da UTI (ao todo 10 médicos) serão formados com médicos intensivistas de fora e de Goioerê). Segundo a equipe, Goioerê será uma UTI do mesmo nível de Campo Mourão e Umuarama.
Os médicos pediram para toda sociedade acreditar na UTI de Goioerê, que segundo eles, já está está trazendo para Goioerê a clínica de imagem e novos profissionais da saúde serão atraídos para Goioerê.
CLÍNICA DE IMAGEM. Outra novidade apresentada pelo Provedor Gerson de Brito foi a instalação de um clínica de imagem para tomografia na Santa Casa, através do médico goioerense recém formado, Fernando Belizário Junior que atuará com seu pai, o fisioterapeuta Fernando Belizário.
INAUGURAÇÃO ANTECIPADA. O Provedor Gerson de Brito destacou que a pandemia do coronavírus, está exigindo do Paraná toda a sua estrutura de UTI. E a necessidade de mais leitos acabou antecipando o prazo para inauguração da UTI, com o secretário de Saúde de Estado, Beto Preto agilizando a entrega dos equipamentos que estava faltando e que chegaram no final de semana.
Gerson de Brito lembrou que a UTI é uma luta desde o início de sua gestão e destacou o apoio do assessor do governador Ratinho Junior, o goioerense Betinho Lima.
INDÚSTRIA BRANCA. Betinho Lima lembrou que o início dos trabalhos começou quando apresentou a demanda ao provedor da Santa Casa, Gerson de Brito.
Betinho contou que sua experiência com o pai o motivou a trazer a UTI para Goioerê. “A UTI deu 10 dias de vida para meu pai. Sei da importância e por isso nos empenhamos tanto para que fosse uma realidade para Goioerê” -comentou, lembrando da perseverança de Gerson de Brito em Curitiba assim como do trabalho dos deputados neste um ano e meio, agradecendo a todos que estão “ajudando a trazer essa indústria branca para Goioerê”.
OUTRAS CONQUISTAS. Betinho Lima que o Campus da UEM de Goioerê será o primeiro do Paraná a contar com o curso de Física Médica, cuja articulação teve seu envolvimento direto. Betinho lembrou ainda que através de seu trabalho em Curitiba, ajudou a solucionar um antigo problema na área de segurança, que eram as constantes fugas de presos na cadeia de Goioerê, que foi transformada em presídio feminino. E finalizou dizendo que em breve anunciará mais novidades para Goioerê.