O Paraná é um dos estados brasileiros com mais transparência na transmissão dos dados relacionados ao novo coronavírus. Com 88 pontos, o Estado tem índice considerado “alto” no que diz respeito a transparência da pandemia de covid-19.
Os dados são da Open Knowledge Brasil (OKBR), também chamada de Rede pelo Conhecimento Livre, que é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos e apartidária. A OKBR utiliza e desenvolve ferramentas cívicas, projetos, análises de políticas públicas, jornalismo de dados e promove o conhecimento livre nos diversos campos da sociedade.
A sexta edição do boletim divulgado pela OKBR mostrou que São Paulo e Rio de Janeiro, que juntos concentram metade das mortes pelo novo coronavírus confirmadas no país, estagnaram na categoria “bom”, que vai de 60 a 79 pontos.
Já Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Roraima são os estados que menos podem ser considerados transparentes na transmissão de dados. Todos têm pontuações que ficam entre 40 e 48, numa escala que vai de 40 a 59 pontos. São considerados “médios” no quesito transparência.
No último boletim, o Governo Federal voltou ao nível “Médio” de transparência, despencando cinco posições no ranking. A União não registrou nenhum avanço ou retrocesso significativos na disponibilização de dados nacionais de Covid-19 até o momento.
Entre o motivos para a queda destes estados e do governo federal no ranking, está o avanço dos demais estados, notadamente pelo aumento da publicação de microdados. Veja o cenário atual no mapa abaixo:
Essa já é a sexta rodada de avaliações feitas pela OKBR, a partir de dados disponíveis. Na evolução dos dados divulgados, é possível ver quais estados começaram a ser mais claros com as informações. Confira abaixo a evolução de cada Estado em comparação com avaliação realizada na semana anterior:
Estados mais transparentes com informações do coronavírus
No índice divulgado pela OKBR alguns estados se destacam com a clareza na notificação dos dados. Rondônia e Pernambuco são os dois estados com maior transparência: 98 pontos cada Estado, na tabela que vai até 100. Rio Grande do Norte tem 93 pontos e o Ceará 90. São os que têm lidado melhor com a divulgação dos dados.
Da região Sul do Brasil, somente o Paraná entrou para a categoria dos estados que são considerados mais transparentes. O Estado tem 88 pontos e, assim como os citados acima, entrou para a categoria de “alto” índice de transparência. Santa Catarina tem 48 pontos e Rio Grande do Sul 55, considerados “médios” na transmissão das informações.
Governador comemora transparência pelas redes sociais
Através de seu Instagram, Ratinho Junior, o governador do Paraná, comemorou o fato de o Estado ter entrado para a lista dos mais transparentes. “Transparência e divulgação correta dos dados são fundamentais para o enfrentamento da crise do coronavírus”, disse o governador.
Segundo Ratinho Junior, o Paraná vai seguir para aumentar a transparência. “Vamos continuar nesse caminho”. (Rictv)