Depois da confirmação do caso positivo do paciente de Goioerê que está na UTI em Campo Mourão, mais duas pessoas suspeitas foram transferidas na noite desta quinta-feira, 21, para Campo Mourão, devido ao estado de saúde que se agravaram nesta quinta.
Os dois novos suspeitos são filho e sobrinho do paciente confirmado no inicio da tarde de hoje. Os dois foram internados hoje na Santa Casa e mesmo assim os dois não constaram no primeiro boletim enviado pela Secretaria de Saúde, e somente por volta das 20 horas, com a transferência dos dois suspeitos, é que um novo boletim epidemiológico foi emitido.
A informação que a Tribuna obteve é que os dois não teriam sido transferidos como foi divulgado pela Secretaria de Saúde, mas foram para Campo Mourão para realizar o teste do covid-19, uma vez que em Goioerê o exame não foi realizado mesmo com a insistência da família.
Sobre os exames a secretaria informa que os protocolos para liberação de testes são autorizados pela regional. “Ficando as Secretarias de Saúde como executoras dos protocolos” – diz a nota.
SECRETARIA DE SAÚDE PEDE ISOLAMENTO SOCIAL PARA POPULAÇÃO GOIOERENSE
A Secretaria de Saúde de Goioerê divulgou uma alerta na noite desta quinta-feira, 20, para a necessidade do distanciamento social. Com a confirmação do novo caso positivo na manhã desta quinta e os dois novos suspeitos (sobrinho e filho do paciente que etá na UTI) deixou a saúde em alerta.
O estado de alerta agora é pela trajetória que envolve o paciente, desde que chegou em Goioerê até se internar na Santa Casa de Goioerê. Neste período o paciente saiu em Goioerê, participou de reunião esteve em uma estabelecimento do ramo de alimentação, em empresas, e depois que começou a passar mal, foi para a Santa Casa onde inicialmente foi descartado o covid-19, e teve contato com profissionais da saúde como um paciente sem riscos. Quando o quadro evoluiu é que realizaram o primeiro teste rápido para o covid-19, que deu negativo e em um segundo exame, testou positivo, mas quando saiu o resultado já estava internado na UTI de Campo Mourão.
A secretaria informa que as pessoas que teriam estado com os pacientes estariam sendo monitorados, no entanto, a dúvida é se realmente se tenha conseguido fechar o cerco por onde os pacientes esteve.
Diante da situação a Secretaria de Saúde alerta a população para o isolamento social, bem como as pessoas que são notificadas para o isolamento se atentem para o protocolo “vital para a preservação de vidas” -cita a nota.