Nesta quarta-feira, 24, o prefeito Pedro Coelho publicou o decreto designando os servidores da Secretaria de Esportes para atuarem como agentes fiscais nas fiscalizações envolvendo as medidas de enfrentamento ao covid-19.
Os servidores ficarão à disposição da secretaria de Fazenda e Finança e Secretaria de Saúde, no setor de Vigilância Sanitária Municipal, enquanto perdurar a pandemia.
A necessidade de aumentar o pessoas na fiscalização já se justifica pelo pequeno número de fiscais na Prefeitura, Número que reduziu mais ainda nesta semana, quando 2 dos 4 fiscais foram afastados por medida de segurança, por terem tido contato com pessoas próximas de casos positivos. Aliás, nesta semana foram cerca de 10 funcionários afastados pelos mesmos motivos.
FISCALIZAÇÃO. Com a designação dos 15 servidores, o que se espera agora é que a fiscalização se intensifique, e que a população comece a se conscientizar que o problema é real e já vem fazendo vítimas em Goioerê.
A fiscalização é para impedir aglomeração em suas mais diversas formas, desde comércio com pessoas acima do permitido, festas em residências e o comércio que funciona no horário noturno para conferir se estão cumprindo as determinações.
MULTA PARA QUEM NÃO USAR MÁSCARAS. Além disso, em dois dias, a partir de sexta-feira, 26, as pessoas que não usarem máscaras poderão ser autuadas e serem multadas.
INSALUBRIDADE. As equipes da Vigilância Sanitária, entre eles os fiscais, estão nas ruas realizando o enfrentamento ao covid-19. Diante das insalubridades concedidas para os profissionais de saúde que estão na linha de frente, atuando diretamente com o problema, não seria de se questionar se os fiscais e demais servidores que estão na limpeza das ruas, expostos ao vírus, também não tivessem direito a um percentual de insalubridade, ainda que menor do que o da equipe da Saúde.