Em live realizada pela equipe da Secretaria de Saúde de Goioerê foi anunciado que as pessoas de Goioerê monitoradas desde o dia 11 de março que tiveram síndrome gripal, irão realizar os testes rápidos que o município iniciou na última semana semana. Alguns casos que já foram realizados acusou pacientes positivos para o covid-19, o que justifica o aumento dos casos nos últimos dias.
Foi uma live sem grandes novidades, e a impressão é que foi um alerta para justificar o aumento de casos que Goioerê registrará a partir de agora. Os motivos são: transmissão comunitária (pois já se perdeu o controle); a exigência do Ministério Público que os exames realizados em laboratórios particulares sejam contabilizados e os testes rápidos que iniciaram nesta semana e que vai atingir centenas de pessoas que normalmente não realizariam os exames.
As profissionais alertaram que outra preocupação são com exames particulares que são realizados antes do prazo, e dando resultado falso negativo. Neste sentido, foi solicitado que as pessoas que realizarem estes testes façam o acompanhamento na saúde pública, pois os sintomas podem acontecer posterior aos exames, e já aconteceram casos, que ao realizar novamente o resultado mudou para positivo.
Informação que já vem sendo divulgado, foi confirmada pela equipe de saúde, são as pessoas que deveriam estar cumprindo isolamento mas insistem em sair, e com isso promovendo a transmissão do vírus. Situação que merece uma atenção maior da Prefeitura, que deveria está fiscalizando essas pessoas diariamente, com visitas sem pré avisos em horários diferenciados e punindo quem descumprir a medida de isolamento.