A P.B. Lopes Scania funciona na Rua Cruzeiro do Oeste, próximo ao Posto Andrade. De acordo com Zapatosni, o fechamento é estratégico. Ele descarta qualquer relação com a pandemia de coronavírus (Covid-19). “A Scania está hoje com novos produtos que facilita o atendimento a distância. Nossos caminhões são modernos. Monitorados por satélite. Qualquer problema já detectamos o que está acontecendo. A presença física é importante, mas hoje temos possibilidade de resolver vários problemas à distância”, falou Zapatosni.
De acordo com o controlador, ‘dentro do possível’ a empresa vai realocar os colaboradores da filial de Campo Mourão a outras filiais. Hoje a P.B. Lopes tem no município entre 6 a 8 funcionários. “São trabalhadores, que treinamos por vários anos”, frisou. Segundo ele, vários funcionários que estavam no posto de Campo Mourão pertenciam a outras filiais.
Zapatosni, disse que mesmo com o fechamento, a Scania continuará atuando na região. “Vamos continuar com nossos vendedores de peças. Além disso, temos nossa plataforma virtual de atendimento dos veículos. Toda assistência técnica continua”, garantiu.
Filiais A P.B. Lopes Scania continua com filiais em Londrina; Maringá; Campo Grande (MS); Dourados (MS); Ladário (MS); Salto Grande (SP); e Regente Feijó (SP). A Irmãos Lopes foi fundada em 06 de julho de 1950, em Londrina, como Concessionária De Soto, para comercializar automóveis que pertenciam à linha de produtos da americana Chrylser, montados no Brasil pela Brasmotor, em São Bernardo do Campo (SP).
Em 1957, a Irmãos Lopes torna-se Concessionária Mercedes-Benz. Com o surgimento de novas oportunidades de negócios, a Irmãos Lopes tornou-se também concessionário da Alfa Romeo/FNM no estado de São Paulo e sócio na representação dos automóveis DKW em Maringá. Em 1958, fundou a Viação Santa Amélia, empresa Scania oferece dois novos territórios para a Irmãos Lopes, no estado de Mato Grosso. Em 1984, é inaugurada a filial de Cuiabá (MT) e em 1987, a filial de Rondonópolis (MT).
Em 1997, os filhos de José Lopez Lopez e Amélia Barbosa Lopes – Pedro, Manoel, Maria e Zeca – decidem dividir os negócios e iniciar uma nova etapa. Com o fim da empresa Irmãos Lopes, a concessionária de Londrina e posteriormente a de Maringá ficaram em poder de Pedro Barboza Lopes e nasceu a P. B. Lopes & Cia. Ltda. No ano 2000, a P. B. Lopes adquire os territórios de Mato Grosso do Sul e sudoeste do estado de São Paulo e inicia a retomada de crescimento, com um ritmo intenso de trabalho. (Tribuna do Interior)