O reitor da UniCesumar, Wilson de Matos Silva, foi nomeado para o cargo de conselheiro da Câmara de Educação Superior, do Conselho Nacional de Educação (CNE), conforme decreto de 9 de julho de 2020. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (10).
Para o reitor da UniCesumar, a nomeação representa um novo desafio e mais uma oportunidade de debater políticas públicas e ações que vão impactar o futuro da educação no Brasil.
“Estou muito honrado pela indicação para compor a Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação, órgão com atribuições normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministério da Educação e responsável pelas diretrizes das principais políticas educacionais do Brasil. Fazer parte do CNE é debater o presente e o futuro da educação do país, pois é pelo conhecimento que iremos transformar a nossa sociedade. Só teremos verdadeiramente a justiça social, quando todos tiverem acesso à educação de qualidade”.
Dentre as principais funções do conselho da Câmara de Educação Superior do CNE, estão: subsidiar a elaboração e acompanhar a execução do Plano Nacional de Educação; manifestar-se sobre questões que abranjam mais de um nível ou modalidade de ensino; assessorar o Ministro da Educação no diagnóstico dos problemas e deliberar sobre meios para aperfeiçoar os sistemas de ensino; manter o intercâmbio com os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal; analisar e emitir parecer sobre assuntos da área educacional e sobre questões relativas à aplicação da legislação educacional, no que se refere à integração entre os diferentes níveis e modalidades de ensino.
O professor Wilson de Matos Silva é Rotariano do Rotary Club de Maringá Leste e foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro. Um paranaense ocupando importante cargo no Conselho Nacional de Educação (CNE)
(Fonte: GMC Online)