Em coletiva com a imprensa na manhã desta quinta-feira, 20, o médico intensivista da UTI de Goioerê, Jackson Erasmo Fuck, que teve a iniciativa de propor para a diretoria da Santa Casa de Goioerê o tratamento precoce dos pacientes internados na UTI Covid com o plasma convalescente, anunciou o sucesso do tratamento iniciado terça-feira, 18. Segundo o Dr. Jackson, com 12 horas os pacientes começaram a apresentar melhoras.
Dos 6 pacientes internados naquele momento, 5 passaram pelo tratamento com plasma e o paciente que estava em situação mais complicada, não recebeu, uma vez que uma das condições é que o paciente não esteja em estado crítico. Os demais, tiveram uma evolução no tratamento, tanto que na tarde desta quinta-feira, 20, dois pacientes, pai e filho, receberam alta da UTI. O médico ainda ressaltou que um paciente que estava há 22 dias na UTI de Goioerê entubado, após o tratamento com o plasma teve melhoras importantes.
Dr. Jackson Fuck explicou que estava acompanhando o relato de médicos que estão usando este protocolo em hospitais no Brasil e em outros países com sucesso. “Hoje a mortalidade está próximo de 50% dos pacientes entubado e com o tratamento com plasma temos visto estes números chegarem a cerca de 9%” – comentou, agradecendo a confiança da direção da Santa Casa que imediatamente aceitou o tratamento e em menos de uma semana os pacientes receberam o plasma convalescente e estão tendo resultados positivos.
A primeira remessa de plasma convalescente veio de Curitiba com o apoio do hemonúcleo de Campo Mourão. A Santa Casa recebeu o material na terça-feira quando os pacientes receberam o tratamento. Dr. Jackson ressaltou que por ser uma técnica sem comprovação cientifica, para que os pacientes sejam submetidos ao tratamento a família precisa autorizar e todos os pacientes tiveram a autorização.
UTI DE GOIOERÊ SAIU NA FRENTE. A UTI de Goioerê é uma das primeiras no Paraná a iniciar o tratamento precoce com plasma convalescente. O provedor da Santa Casa, Gerson de Brito disse que o tratamento está chamando a atenção de outros hospitais que estão procurando informações.
HEMONÚCLEO DE UMUARAMA VAI COLETAR
O plasma convalescente é retirado do sangue de uma pessoa que adquiriu o vírus covid e já está recuperado há mais de 20 dias. O hemonúcleo de Umuarama iniciou nesta quinta a coleta de sangue de pacientes recuperados do covid para que seja utilizado o plasma destes sangues. O Cemil de Umuarama vai iniciar nos próximos dias o tratamento precoce com o plasma convalescente.