O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai investigar as sementes misteriosas da China que estão “invadindo” o Brasil.
O caso está intrigando autoridades. O primeiro caso foi registrado em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Um morador comprou um item de decoração de um site de encomenda da China. Além do produto, ele também recebeu um pacote misterioso com as sementes.
Os pacotes misteriosos têm sido entregues a moradores de Santa Catarina junto a compras realizadas pela internet, como um brinde. Os pacotes, supostamente enviados da China, descrevem o conteúdo como “joias”, mas são, na verdade, sementes.
Nesta semana, o Ministério da Agricultura emitiu um alerta a respeito dos estranhos pacotes. No texto, o órgão pede que as pessoas tenham cuidado e não abram encomendas deste tipo.
Além disso, a orientação é para que o pacote seja levado a uma das unidades das Superintendências Federais de Agricultura, ou que a pessoa entre em contato por telefone.
Ameaça da semente da China. As sementes misteriosas da China serão encaminhado para laboratório, onde exames vão detectar a origem da espécie e possíveis pragas que possam oferecer risco fitossanitário à agricultura brasileira. Desta forma, não será necessário o plantio para análise.
Em um primeiro momento, serão avaliados os resultados laboratoriais das sementes já entregues. Posteriormente, caso seja necessário, o Ministério fará uma ação conjunta com os demais órgãos de controle.
O Ministério da Agricultura reforça que a importação de vegetais sem autorização pode facilitar a entrada de pragas ou doenças que não existem ou estão erradicadas no país, além de causar prejuízos econômicos.
Para evitar o risco, o órgão afirmou que atua no controle do e-commerce internacional, a fim de fiscalizar e impedir a entrada desse material. (RicMais)