Depois da pressão com protesto em todas as fronteiras nesta terça-feira, 22, o governo do Paraguai anunciou a abertura total da fronteira com o Brasil, entre Cidade do Leste e Foz do Iguaçu. A decisão do presidente Mário Abdo Benitez foi anunciada durante reunião no palácio do governo de Alto Paraná.
Segundo os representantes dos ministérios da Saúde, Interior e Relações Exteriores, o presidente aceitou o pedido dos moradores da fronteira. Vai ser uma experiência para a retomada econômica a partir do dia 29 de setembro.
Antes vai ser preciso definir um protocolo conjunto com o Brasil. Para o governador de Alto Paraná, Roberto Gonzales Vaeskens, esta foi a vitória da população que mostrou atitude e força neste momento difícil.
Mesmo ainda sem uma confirmação de abertura total do lado brasileiro, os paraguaios comemoraram a decisão e encerraram o protesto iniciado pela manhã e que bloqueou a passagem dos caminhões de carga.
Desta vez, não houve tumulto e o protesto foi pacífico. A Ponte da Amizade está fechada para turistas e compristas desde o dia 18 de março deste ano em virtude da pandemia de Covid-19. (Fonte: Catve).