O desabamento de prateleiras no supermercado Mix Mateus Atacarejo na noite desta sexta-feira (2), em São Luís, deixou uma pessoa morta e oito feridas, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Gôndolas com produtos caíram e atingiram clientes.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostraram estruturas metálicas caindo em uma espécie de efeito dominó. No momento do acidente, havia uma movimentação intensa de pessoas no supermercado.
A pessoa que morreu foi identificada como Elane de Oliveira Rodrigues, que trabalhava no supermercado. Ela tinha 21 anos e era paraense.
Seis feridos foram encaminhados a hospitais pelas equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os outros dois feridos foram socorridos por pessoas no local.
Os bombeiros encerraram as buscas na manhã deste sábado (3).
De acordo com os bombeiros, a operação de resgate no supermercado durou mais de 11 horas e envolveu 14 viaturas, 144 bombeiros militares e 131 bombeiros civis, além de ambulâncias e viaturas de outros órgãos .
Inquérito civil. Na manhã deste sábado, o Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) informou que vai instaurar um inquérito para apurar as causas do acidente.
Em nota, o órgão afirma que “envidará esforços para que ocorra o cumprimento rigoroso das normas de saúde e segurança de trabalho a fim de evitar novos acidentes”.
“O MPT-MA se solidariza com familiares e amigos das vítimas e reforça seu compromisso de atuar na defesa dos direitos trabalhistas e na garantia de um meio ambiente de trabalho seguro e saudável”, diz o comunicado.
Empresa lamentou. Após o acidente, o Grupo Mateus, empresa da qual faz parte o supermercado Mix Mateus Atacarejo, divulgou uma nota afirmando que funcionários acompanharam o trabalho de resgate e que a empresa prestou auxílio e deve colaborar com as autoridades. (G1)