Como já havia sido anunciado pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e pelo governador Ratinho Junior na inauguração da UTI de Goioerê, assim que os casos de covid-19 fossem caindo no Paraná, a UTI covid de Goioerê passaria a atender como UTI Geral, isso ocorrerá a partir de novembro.
Tanto a UTI de Goioerê como de Campo Mourão irão desativar a UTI covid, exclusiva para atender pacientes com covid pois não podem ter contato com outros pacientes. Com a mudança, passarão a atender pacientes envolvendo vítimas de acidentes e de doenças em geral que necessitarem de uma UTI.
Desde meados do mês de outubro, a equipe do Hospital Santa Casa de Goioerê já vinha se preparando para migrar da covid para a UTI geral, inclusive com a direção fazendo os contatos com os demais profissionais da saúde, que são exigências para o funcionamento da UTI Geral.
Segundo o Provedor da Santa Casa, Gerson de Brito, na última sexta-feira, 23, quando da presença do secretário de Estado de Saúde, Beto Preto em Goioerê, ficou definido que a UTI de Goioerê atenderá como covid até o final do mês de outubro e a partir de novembro passará definitivamente para UTI Geral.
Segundo Gerson de Brito, na oportunidade o secretário Beto Preto reafirmou o compromisso do Governo do Estado em manter o repasse referente a UTI para a Santa Casa até que o Ministério da Saúde faça a habilitação da UTI, quando os recursos passarão a ser repassados pelo governo federal.
A clínica de imagens que era uma das necessidades para o funcionamento da UTI geral já está atendendo e ficará a disposição da UTI 24 horas, conforme destacou o fisioterapeuta Fernando Belizário.
PACIENTES COVID. Nesta segunda-feira, 26, a UTI covid da Santa Casa de Goioerê está com dois pacientes. São de Ubiratã e Rancho Alegre do Oeste.