Dias atrás, aqui mesmo, publiquei a coluna “Isso não é de Deus”, em que falava sobre várias maldades do ser humano… de como não entendia mais o que está acontecendo com ele… onde estariam os antigos valores. Hoje abordo um outro prisma: a dos “engraçadinhos de plantão”, que perdem o amigo mas não perdem a piada… mesmo que seja a mais imbecil possível!
Em 2012 aconteceu um fato com o tal Rafinha Bastos, do CQC, referindo-se maldosamente a Wanessa Camargo. (lembram? Após uma reportagem exibida pela atração, Marcelo Tas comentou a beleza da cantora. Rafinha, então, disparou o comentário que mudou seu futuro na emissora: – Comeria ela e o bebê).
Acabou perdendo o emprego. Bem feito!
T Shirts COLCCI, nova coleção da PLANET GIRLS, ALBANESE – Sapatos masculinos artesanais de alta qualidade, MOCHILAS e SAPATÊNIS OAKLEY… e muito, muito mais, com esse plano maravilhoso em 10 (DEZ!!) vezes… claro, você só encontra na CHARME! Dê “um pulinho” lá para conferir!
Absoluta falta de bom senso! Como diria Eurípedes, “Tente colocar bom senso na cabeça de um tolo e ele dirá que é tolice”. E como diria François La Rochefoucauld, “raramente conhecemos alguma pessoa de bom senso além daquelas que concordam conosco.” Pois é! Assim pensa um certo tipo de gente!
“Dizem que o bom senso é relativo. Que é algo conceitual de cada um. Mas não é.
Bom senso é a máxima de um relacionamento amigável e saudável em sociedade. Deveria ser um princípio fundamental do homem, assim como o direito à vida, à saúde, à habitação. Bom senso deveria ser um direito e um dever de todos.”
Infelizmente… nem todos pensam dessa forma…
“A palavra “senso” é definida como “juízo”, “entendimento” e “sabedoria prática ou critério”. Indica que a pessoa tem capacidade de julgar e decidir com inteligência. Evidentemente, o bom senso exige que usemos o raciocínio.” Mas… raciocínio… requer inteligência… né?…
O cúmulo do absurdo aconteceu recentemente, quando da morte do ator Domingos Montanher. Não é que gente mesquinha e sem nenhum caráter entrou nessa de querer aparecer fazendo piadinhas? Tão sem caráter quanto, foram as pessoas que repassaram essa sandice nas redes sociais…
Nunca passei tanta vontade de xingar alguém… “idiota” e “imbecil” seriam os termos mais suaves que eu usaria. Só que não é do meu perfil, escrever isso… e também não sei (não se sabe?) de quem partiu o horror. Se eu vier a saber, e for meu amigo ou amiga… Considerem-se “expulsos” do meu face! Já não bastava a dor da família, da atriz companheira… precisava ainda mexer com a moral dos dois? (Mesmo que fosse verdadeira a infame hipótese levantada… aquela era a hora para “vomitar” a própria maldade??).
Walcyr Carrasco foi quem primeiro deu o tom, protestando em seu perfil no Instagram: “Nos últimos dias têm sido postadas imagens da atriz Camila Pitanga com piadas doentias envolvendo o falecimento do ator Domingos Montagner. Só pessoas psicologicamente deformadas são capazes de fazer piada num momento desses. Compartilhar demonstra falta de compaixão diante de uma tragédia. Como escritor e artista eu não peço mas EXIJO RESPEITO. Artistas são pessoas. Sentem. Sofrem a dor da perda de um colega. Não é porque são famosos que não têm direito ao respeito!!! Mais Amor por favor!”
Beto Guedes já dizia isso em sua música Sal da Terra – da qual já falei tanto e utilizei várias vezes em situações diferentes:
Vamos precisar de todo mundo
Pra banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova
Vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado
E quem não é tolo pode ver
A paz na Terra, amor
O pé na terra
A paz na Terra, amor
O sal da Terra!
Foi isso também que me moveu a escrever esta coluna, e já me veio à cabeça com o título, por me lembrar de nosso Olavo Bilac principalmente com a primeira e últimas estrofes de seu poema Via Láctea:
“Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!” e eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto…
(…)
Direis agora: “tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?”
E eu vos direi: “amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas”.
Esse é o ponto crucial… Cada vez menos temos pessoas no mundo capazes de “ouvir e de entender estrelas”… tão grande anda a falta de amor!
“Estrela” Camila… “Astro” Domingos… perdoai os pobres de espírito…
http://www.mathiasnaganuma.com.br/cronicas/falta-de-bom-senso.html