A Copa Libertadores da América é o campeonato sul-americano de futebol organizada pela CONMENBOL (Confederação Sul-Americano de Futebol) que conta com as melhores equipes de 10 países da América do Sul mais equipes do México que são convidadas. Seu nome é uma homenagem aos líderes que realizaram a independência dos países sul-americanos como Simón Bolivar, José San Martin, D. Pedro I entre outros. Hoje em dia são cinco equipes brasileiras que disputam o torneio continental. Além do Brasil, só a Argentina tem cinco participantes, todos os outros países têm três vagas e o campeão da edição anterior também tem sua vaga assegurada.
A CopaLibertadores de América é diferente de outras competições, ela desperta em todos os torcedores de qualquer país das Américas um desejo, um fanatismo,uma paixão por futebol desproporcional. Dos 11 países que jogam apenas a Venezuela tem o seu esporte principal o Beisebol, todos os outros são apaixonados por futebol, os estádios dos times mais tradicionais da América estão sempre cheios, os jogadores se doam mais nas partidas nesta competição, os times mudam sua forma de jogar, tudo é diferente, tudo é mais intenso.
A Libertadores da América é uma poesia onde algumas coisas são bem regradas, como os times argentinos e brasileiros que são sempre os favoritos. Ano após ano, ou o Boca Jrs da Argentina vai chegar entre os primeiros, só que ao mesmo tempo como uma boa poesia nada faz sentido, times como Once Caldas, Atlético Mineiro, São Caetano e este ano o Independiente del Valle são campeões ou chegam entre os primeiros.
A comparação com a Champions League que é o campeonato europeu de futebol e considerado o principal torneio de clubes do mundo deveria ser proibida. A Champions tem muito mais dinheiro, seus estádios são perfeitos, gramados lindos, torcida digna de uma apresentação de ópera da filarmônica de Viena, enquanto na Libertadores estádios mais tradicionais do Mundo, alguns centenários, os clubes menores tem campos acanhados, gramados horríveis, e a torcida fanática, apaixonada e tão barulhenta que facilmente poderia ser confundida com fãs do Ozzy Osbourne. Eu tenho convicção de que um time europeu não venceria a Libertadores, um dos motivos como eu disse anteriormente é a forma do jogo, e a outra o campo onde se joga. Alguém em já imaginou o Barcelona jogando há 4 mil metros de altitude de La Paz? Ou o Real Madrid sujando aquele uniforme branco nos gramados com areia do Paraguai? Já imaginou o que os jogadores do Bayern diriam após comprar um escanteio com os policiais tento que os proteger dos objetos atirados da arquibancada?
Este ano o Brasil teve como seus representantes o Corinthians, Palmeiras, Grêmio, Atlético Mineiro e São Paulo. Dos cinco o último teve que passar pela chamada Pré Libertadores, um jogo eliminatório, onde o vencedor vai para a fase de grupos. O São Paulo penou, contra o fraco Universidade Cezar Vallejo do Perú, mas conseguiu a classificação, na fase de grupo depois de um começo desastroso os paulista eram tido como o único time Brasileiro que não iria adiante na competição devido sua inconstância no campeonato paulista, e novamente o clube do Morumbi penou e passou de fase. Enquanto os outros clubes brasileiros não tiveram muitos problemas. Corinthians e Atlético Mineiro foram campeões de seus grupos, o Grêmio em um grupo fortíssimo passou de fase, mas o Palmeiras com o melhor elenco do Brasil,segundo os especialistas do futebol, não entra no quesito “não tiveram muitos problemas”, o Palmeiras parece não ter levado a sério os times tradicionais da América do Sul e foi eliminado na primeira fase. Nos jogos eliminatórios os Brasileiros foram caindo e só sobrou o time que ninguém acreditava, o time inconstante, com elenco limitado, mas tem um detalhe que conta muito nesta competição, uma palavra que eu disse em todos os parágrafos desta crônica tradição, e tradição na Libertadores é uma coisa que o São Paulo tem muito mais que os rivais brasileiros que jogaram esta edição do torneio, desde a era Telê Santana isto tem sido uns dos principais clubes do torneio, temido e respeitado pelo continente. Este ano o técnico Bauza foi contratado pelos tricolores devido sua experiência em Libertadores, com dois títulos, o atacante Calleri veio da Argentina para ser o artilheiro e ao lado de Ganso os principais jogadores do São Paulo.
Em 2016 as semifinais têm o maior campeão do torneio, o Boca Juniors da Argentina contra a zebra da competição, o Independiente Del Valle do Equador, na outra semifinal o melhor time desta Copa Libertadores com sete vitórias e uma derrota em dez jogos o Atlético Nacional da Colômbia contra o time que ninguém acredita o São Paulo.
Anote ai na agenda:
Semifinais da Copa Libertadores da América
Quarta (06)às 21:45 SÃO PAULO X ATLÉTICO NACIONAL (COL)
Quinta (07) às 21:45 INDEPENDIENTE DEL VALLE (EQU) X BOCA JUNIORS (ARG)
Ambos os jogos no horário de Brasília.