Muita gente suspendeu as comemorações de aniversário nos últimos meses, e não era para menos… quanto menos nos arriscarmos melhor!! Mas e as crianças, como reagem a isso tudo o que estamos passando?!
Vou falar da minha experiência, já que meu filho mais velho, o Pedro, completou 05 anos dia 22/05/2020. Não é fácil… meu filho não entende bem porque não pode chamar os amigos para comemorar, e mesmo que não façamos festas para muita gente aqui em casa, sempre temos amigos junto na hora do Parabéns!!
Somos adeptos dos aniversários a moda antiga, como foram os nossos de infância, sem muita coisa, presando mais pela companhia dos amigos e boa comida e feito em casa!! E, como eu adoro cozinhar, faço eu mesma a comilança, menos o bolo porque não tenho dom para decorar, kkkkk, para isso conto com uma amiga que é confeiteira de mão cheia! E isso facilita muito já que o custo das festinhas é bem menor!! (Nada contra as super festas, por favor, só não achamos necessárias no nosso caso…)
Sempre faço torta salgada, pastel assado, cachorro quente ou pão com carne moída, e este ano como seremos apenas nós 4 e as avós, optei pela torta salgada e meu famoso pastel de coração de bananeira que modéstia a parte, fica delicioso!!
Vou passar para vocês a receita básica da massa do meu pastel, e da minha torta, afinal, quer coisa mais prática e barata do que fazer uma torta salgada e pastel em casa?? O recheio fica por conta da imaginação de cada um, e o que tiver na geladeira, tenho certeza que serão deliciosos!
MASSA BÁSICA DE PASTEL ASSADO:
Ingredientes:
500g de farinha de trigo (04 xícaras de chá)
115g de banha de porto (1/2 xícara de chá)
240ml de água (01 xícara de chá)
10g de sal (01 colher de chá)
01 gema de ovo para pincelar
Modo de fazer:
Coloque o trigo e o sal numa vasilha, misture bem. Esquente a água e a banha de porco e despeje na vasilha com o trigo. Misture bem até ficar homogênea, deixe descansar na geladeira por 04 horas ou por 30 minutos no congelador. Depois só abrir, cortar do tamanho que preferir, rechear, fechar bem as bordas e passar a gema de ovo batida com um pingo de água por cima, assar em forno médio até dourar. Se você não tiver banha de porco em casa, substitua por 01 caixa de creme de leite com 01 ovo e 01 colher cheia de margarina ou manteiga, o resultado final é o mesmo!!
MASSA BÁSICA DE TORTA DE LIQUIDIFICADOR
Ingredientes:
240ml de leite ou de água (01 xícara de chá)
02 ovos
100ml de óleo (1/2 xícara de chá)
01 dente de alho pequeno
18g de sal (01 colher de sopa)
10g de fermento em pó (01 colher de sopa)
150g de farinha de trigo (+ ou – 01 xícara de chá)
Modo de fazer:
Bata tudo no liquidificador até ficar bem homogêneo, fica uma massa mole tipo panqueca mesmo. Despeje metade numa forma, coloque o recheio de sua preferência, despeje a outra metade da massa e asse em forno médio até dourar. Se quiser fazer sem glúten é só substituir por farinha de arroz na mesma quantidade e adicionar uma colher cheia de amido de milho.
Espero que estejam gostando das dicas e receitas e que façam em casa, tenho certeza que vão adorar!! Para quem quiser me seguir no Facebook ou no Instagram é só procurar pelo meu nome Luana Soares Garcia Cardim.
Siga a coluna Diário de Cozinha e confira todas as matérias:publicadas: https://tribunadaregiao.com.br/colunas/colunista/diario-de-cozinha-por-luana-cardim