Parece que o frio está querendo dar as caras por aqui não é mesmo!? E é só esfriar um pouquinho que já pensamos em comidas quentinhas para nos esquentarmos.
Hoje resolvi trazer para vocês duas receitas muito fáceis e ótimas para esses dias mais frios, uma sopa e uma galinhada, que é receita do meu pai e tenho certeza que todos vão adorar, dá até para fazer no almoço de comemoração ao Dia das Mães!!!
Vou começar pelo Caldo Verde, receita típica de Portugal, mas muito apreciada no Brasil por ser fácil, rápida e econômica!
CALDO VERDE PARA 4 PESSOAS
Ingredientes:
– 04 batatas grandes picadas
– 01 gomo de linguiça paio ou calabresa
– 01 cebola em cubos
– 03 dentes de alho amassados
– 01 maço de couve picadinha
– Água ou caldo de legumes
– Sal a gosto
Modo de preparo:
– Pique a linguiça em rodelas finas, coloque para refogar na panela com a cebola e os dentes de alho, deixe dourar bem. Tire o refogado da panela e reserve.
– Na mesma panela coloque a batata em cubos e deixe fritar um pouco, após dourar coloque 2 litros de água ou caldo de legumes (pode colocar um cubo de tempero pronto também) e cozinhe a batata até amolecer.
– Bata a batata cozida com a água no liquidificador ou use um mixer, para ficar um caldo grosso.
– Volte essa mistura na mesma panela, junte o refogado de linguiça e a couve picada e deixe ferver até encorpar. Acerte o sal e sirva em seguida.
Fica muito bom colocar cenoura ou mandioquinha salsa junto com a batata.
Essa sopa pode ser congelada em porções para ser consumida durante a semana, só deixar descongelar na geladeira e aquecer na panela ou micro-ondas.
Agora vamos à receita de Galinhada, que é uma boa pedida para o almoço de domingo.
Ingredientes:
– 01 frango picado a passarinho (2kg)
– 04 dentes de alho amassados
– 01 colher de sopa de colorau
– 01 cebola grande picada
– 01 lata de ervilha
– 01 cenoura grande ralada
– 01 xícara e ½ de arroz cru
– Azeitonas sem caroço picada
– Sal e pimenta do reino a gosto
– Muito cheiro verde
Modo de preparo:
– Tire a pele dos pedaços de frango.
– Aqueça o azeite, doure o alho amassado com o colorau e doure bem.
– Refogue a carne com sal e pimenta do reino e deixe cozinhar com a tampa fechada mais ou menos 30 minutos (vai juntar bastante água, é normal).
– Prove o ponto e tempero. Destampe a panela e deixe a água secar até começar a fritar, coloque um pouco de água para soltar o queimadinho do fundo da panela.
– Após dourar bem o frango, coloque o arroz, mexa bem, junte a cenoura, azeitonas e ervilha, e por último, água fervente suficiente para cobrir tudo (como o arroz normal). Se secar muito a água é só acrescentar mais água quente para que a Galinhada fica úmida.
– Depois de cozinhar tudo, finalize acrescentando o cheiro verde picadinho e azeite, misture bem e sirva em seguida.
Essa galinhada é deliciosa, combina com muita pimenta para quem gosta, hehe. Vão se surpreender com o sabor!!!
Siga a coluna Diário de Cozinha e confira todas as matérias:publicadas: https://tribunadaregiao.com.br/colunas/colunista/diario-de-cozinha-por-luana-cardim
Se tiverem alguma dúvida ou quiserem que eu teste alguma receita é só me mandar uma mensagem nas minhas redes sociais, me procura lá, só digitar Luana Soares Garcia Cardim.