Ah, o Amor! O amor merece e deve ser celebrado todos os dias, mas já que temos uma data especial no Calendário para tal, vamos comemorar em grande estilo, deixando de lado um pouco o apelo comercial que este dia tem.
Sexta, dia 12 de Junho de 2020, Dia dos Namorados, com isolamento social. Que tal fazer um jantar especial com direito a sobremesa para o seu amor?! E se não tiver um amor, que tal fazer para você mesmo um jantar saboroso para comemorar a vida?!
Nessa edição especial vou apresentar duas receitas para vocês, um prato único para o jantar e uma sobremesa deliciosa, ambos fáceis de fazer!!
Começando com a sobremesa, para que fique pronta para comer após o jantar, vamos de Brownie, um bolinho denso e delicioso que vai agradar a todos os paladares e vai surpreender pela facilidade que é para fazer.
Ingredientes:
03 Ovos
01 Xícara de Açúcar
01 e ½ Xícara de Achocolatado (Usei Nescau)
100g de Margarina ou Manteiga sem sal derretida
01 e ½ Xícara de Farinha de Trigo
80g (01 barra) de chocolate meio amargo derretido (é opcional, mas deixa mais macio o brownie)
Modo de Fazer:
Bata bem os ovos com o açúcar com um Fuet (batedor de arame). Acrescente o achocolatado e a manteiga ou margarina derretida e misture bem. Junte o chocolate derretido e misture mais um pouco para depois acrescentar a farinha de trigo. Misture até ficar homogêneo. Despeje em uma forma retangular ou quadrada, vale uma em formato de coração também, untada e enfarinhada com achocolatado. Asse em forno médio (180ºC) por 25 minutos. Corte em quadrados e sirva com uma bola de sorvete, de creme fica delicioso, ou coma purinho mesmo com uma taça de vinho branco para acompanhar.
Obs.: Não vai fermento mesmo no Brownie, por isso ele fica um bolo meio pudim, tipo bolo solado, e essa é a graça dele, porque não tem como errar, hehe, a não ser que asse demais, aí fica durinho, mas gostoso igual!!!
Agora vamos a receita do Jantar!! Escolhi uma receita que utiliza uma panela só, prática para não fazer bagunça na cozinha!! Um Risoto de Carne Vermelha, fácil, rápido e delicioso!!
Ingredientes:
200 gramas de arroz para risoto (parboilizado também serve e é mais barato)
01 cebola pequena corta bem miudinha
02 colheres de manteiga sem sal + 1 colher cheia para finalizar
01 taça de vinho branco seco (qualquer vinho branco serve, desde que seja seco)
02 litros de caldo de carne (pode ser água quente com 2 cubos de caldo Knorr de carne)
250 gramas de carne cortadas em cubinhos (usei alcatra, mas fica bom com patinho, colchão mole, etc.)
1 vidro ou saquinho de champignon (opcional)
1 pacote de 100g de queijo parmesão
sal à gosto
Modo de Preparo
Aqueça o caldo em uma panela a parte. Em outra panela aqueça as 2 colheres de manteiga, adicione a cebola e a carne e refogue. A partir daí a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela.
Aumente o fogo e adicione o arroz e comece a fritá-lo. Mexa ele constantemente para não queimar (o arroz não deve ficar dourado).
Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco sem parar de mexer. Nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar e o vinho será absorvido pelo arroz. Acrescente a primeira concha de caldo quente.
Você não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude.
Quando o caldo estiver secando, adicione mais caldo, até que o arroz fique cozido. Para saber se o arroz está cozido, vá experimentando o arroz e observando a sua textura. Quando o arroz estiver no ponto, adicione o champignon e o queijo ralado e mexa, abaixe o fogo e experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal (caso sim, coloque mais sal no risoto).
Desligue o fogo e adicione a última colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, misturando o arroz pela lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos poucos. Deixe a panela tampada por 5 minutos antes de servir esse risoto lindo e saboroso.
Gostaram das sugestões? Espero que sim! Se não puder fazer ou não tiver tempo para preparar um menu especial, eu acredito que tudo o que fazemos com amor é válido, até um sanduíche de pão com ovo fica delicioso!! O mais gostoso é curtir com seu amor, comemorar como for possível e celebrar o amor sempre!!
Feliz Dia dos Namorados, dos casados, dos enrolados, dos juntados, enfim, Feliz Dia do Amor!!!!
Espero que estejam gostando das dicas e receitas e que façam em casa, tenho certeza que vão adorar!! Para quem quiser me seguir no Facebook ou no Instagram é só procurar pelo meu nome Luana Soares Garcia Cardim.
Siga a coluna Diário de Cozinha e confira todas as matérias:publicadas: https://tribunadaregiao.com.br/colunas/colunista/diario-de-cozinha-por-luana-cardim