Voltei!!!! Fiquei uns dias sem escrever, precisei desse tempo para me aperfeiçoar em alguns cursos de culinária (logo terei novidades no meu cardápio) e para cuidar da saúde, mas voltei num dia muuuito gostoso, o DIA MUNDIAL DA PIZZA!!!
Não conheço ninguém que não aprecie uma bela pizza, seja ela de qualquer sabor, só de ver aquele queijo derretido minha boca enche de saliva! Vou começar contando um pouquinho da história da pizza e de como chegamos nessa data comemorativa.
De acordo com o site UOL a origem da pizza não é muito certa. Acredita-se que antes de Cristo os fenícios costumavam acrescentar carne e cebola em cima do pão, que tinha aspecto achatado semelhando ao pão sírio.
Mas a iguaria teria adquirido o aspecto moderno somente no século XVI, com a introdução do tomate na Itália. O alimento vinha da América e acabou se tornando um dos mais importantes ingredientes da pizza. Além disso, dizem que os egípcios foram os primeiros a fazerem uma pizza, ao misturar farinha e água. Alguns especialistas, porém, creem que a receita teve origem na Grécia, com massas a base de farinha de trigo ou arroz. Os antigos egípcios, muçulmanos e chineses também estão na corrida para serem considerados os responsáveis pela criação da pizza, mas a única certeza é de que foi em Nápoles, na Itália, que surgiu a primeira massa redonda.
Já a data é comemorada no dia 10 de julho desde 1889, quando o rei Umberto I e a rainha Margherita provaram uma pizza pela primeira vez. A receita realizada por Rafaelle Esposito, em Napóles, na Itália, no século XIX, foi recheada com ingredientes que remetiam às cores da bandeira italiana: mussarela (branco), tomate (vermelho) e manjericão (verde), dando origem à pizza Margherita, uma das mais tradicionais até hoje.
A pizza é um dos principais alimentos mais ingeridos no mundo e com certeza é uma paixão nacional. De acordo com a Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo (APUESP), diariamente são consumidas mais de 1 milhão de pizzas no Brasil, sendo 572 mil apenas em São Paulo, o que faz a segunda cidade que mais consome o alimento no mundo ficando atrás apenas de Nova York. Na Itália, são cerca de 1,8 bilhão de pizzas devoradas por ano. (ANSA) www.ansabrasil.com.br.
E para comemorarmos esse Dia Mundial da Pizza, que esse ano coincidiu com a sexta-feira,10, para ser ainda mais gostoso, vou passar uma receita de massa de pizza do Chef Roberto Strongoli, por quem tenho um grande apreço, muito boa e muito simples, que tem um sabor maravilhoso, façam para experimentar que vão adorar! Já os recheios, vale tudo, o que mandar sua imaginação, afinal pizza é boa sempre, e o que manda é o que mais te agrada para comer!!!
Massa de pizza do Chef Roberto Strongoli:
Ingredientes:
400g de Farinha de trigo (mais ou menos 2 xícaras e meia)
240g de água (sim, em gramas, mas equivale a 240ml de água ou 01 xícara)
15g de Azeite ou 01 colher de sopa (opcional, mas faz diferença)
10g de sal (01 colher de sopa)
05g de fermento biológico seco (½ pacotinho ou ½ colher de sopa)
Modo de fazer:
Misture os ingredientes, sove bem até ficar lisa e homogênea. Modele bolinhas e cubra com um plástico ou guardanapo úmido para não ressecar, deixe descansando por pelo menos 06 horas. Faça a massa pela manhã ou na hora do almoço, assim você consegue assar para o jantar!! Na hora de assar é só deixar o forno pré-aquecido a 220 graus, abra a massa com a mão no formato redondo ou para formas retangulares, recheie como preferir e asse até dourar! Rende 4 pizzas grandes ou 6 médias.
Bora comemorar o Dia Mundial da Pizza da forma mais gostosa, comendo uma bela pizza em casa com sua família!! Abraço a todos.
Siga a coluna Diário de Cozinha e confira todas as matérias:publicadas: https://tribunadaregiao.com.br/colunas/colunista/diario-de-cozinha-por-luana-cardim