Você gosta de filmes de ficção científica? Filmes que abordam a obsessão do homem pelo espaço? Aqueles filmes que aliam esta “paixão” pelo desconhecido no universo e o instinto natural do homem de expansão territorial e dominação?
Então, se segure em sua poltrona, abasteça o pote de pipoca e o copo de refrigerante! E entre no jogo!
Em um futuro difícil de imaginar por nós, meros mortais que trabalhos dia após dia para sobrevivermos, e vemos cada vez mais esta missão de sobrevivência se tornar mais tensa e dramática, o mundo foi visitado há 50 anos – antes do tempo presente (do filme) – por formas de vida alienígenas, os Formics. Chamados assim, pois neste incidente foram percebidas as semelhanças entre a forma de agir dos Formics com as formigas.
Após a expulsão dos Formics da terra, em uma guerra dura, a raça humana se organiza para melhor entender os Formics e, evitar uma nova invasão.
A história conta as ações heroicas de um piloto humano que acabou por vencer a guerra, desde então, todo avanço tecnológico desenvolvido contra a ocupação alienígena caminhou em paralelo a busca de um novo herói.
Em um programa de treinamento militar, jovens eram recrutados e treinados à exaustão física e mental para liderar um ataque definitivo contra a ameaça extraterrestre, que cada vez mais se aproximava de outra eminente guerra interplanetária. O programa visava encontrar alguém capaz de aprender, entender todas as formas de pensar e sentir de seu inimigo para, a partir dai, utilizar este conhecimento para exterminar qualquer ameaça.
Ender é um jovem peculiar, aparentemente excluído, muito inteligente e inofensivo. Após ser provocado por um outro jovem estudante, teoricamente mais forte e hábil que ele, Ender usa seu conhecimento sobre o rapaz para garantir que o mesmo nunca mais o provoque ou o ameace.
Recrutado para o programa de treinamento, Ender vai ganhando experiência nos jogos de simulação de batalha, ao passo que é confrontado por alguns outros recrutas e incentivados por outros. Até chegar aos níveis mais elevados de treinamento virtual, e, em um teste final para saber se ele será capaz de se tornar o herói que a humanidade precisa para vencer os Formics.
Sua relação com seu mentor e General, se torna cada vez mais tensa ao passo que Ender começa a questionar seu treinamento. Ender, adquiri uma habilidade impar ao “entrar” na mente de seus adversários, ele começa a entender os pensamentos e os motivos de cada decisão de seus inimigos, o que o faz criar empatia com os mesmos. Logo, Ender cada vez mais tenta compreender os Formics antes de aniquila-los, enquanto seu General o força ao limite de suas capacidades para apenas exterminar a ameaça alienígena.