Oi genteeee, tudo bem com vocês?? Como passaram a semana? Espero que todos estejam ótimos. Preparados para falar de mais uma delícia aqui? Hoje escolhi o tema FINGER FOOD, vocês sabem o que é? Semana que vem temos um evento no restaurante, será uma degustação de vinhos, na qual serviremos os finger foods harmonizando com cada vinho, vai ser bem legal.
Bom, vamos explicar o que são essas coisinhas, que para mim, além de lindinhas são deliciosas. De maneira literal, finger food significa comida para se comer com os dedos. Não exigindo talheres e pratos, essas refeições são servidas em pequenas porções únicas, em colheres de louça ou plástico, palitinhos ou, simplesmente, seguradas pelas próprias mãos. Dentre seus melhores exemplos estão os tradicionais canapés, iguarias mais sofisticadas e apresentadas em “cumbuquinhas”, para que os convidados degustem em pé, enquanto aproveitam a festa, sem necessidades maiores.
Essas porções únicas contribuem para um clima mais descontraído, além de dar um toque de modernidade para a comemoração. É importante que o finger food seja servido acompanhado de canapés, minipoções e cup food, que são pequenas quantidades de comida servidas em copinhos ou tacinhas. Assim, o menu fica mais em conta e aumenta a variedade do cardápio, embora as pessoas não estejam acostumadas com a ideia, as ilhas de finger food, montadas nos eventos para que cada um pegue aquilo que vai comer, deixam a festa mais interessante, afinal, esse tipo de gastronomia acaba sendo bastante visual.
Trata-se de uma tendência, funciona não só para festas de grande porte como também para pequenas reuniões de amigos, por exemplo. Hoje em dia eles primam por apresentações mais caprichadas e sofisticadas, que fazem com que as pessoas comam as iguarias com os olhos, antes mesmo de tocarem no prato.
Podem ser servidos tanto pratos salgados como os doces, tanto faz se é canapé com caviar ou caldinho de feijão. As verrines (sobremesas em copinhos), por exemplo, são muito exploradas hoje em dia nesses serviços. O finger food é muito mais legal e sofisticado do que botar um panelão numa mesa para todo mundo se servir, contudo, muitas vezes exige a contratação de garçons, para o caso de um serviço volante.
Na verdade, para servir no estilo finger foods você pode preparar qualquer receita, aquela que domina como ninguém ou uma que tradicionalmente é servida em travessas, o que manda, neste caso, é mesmo a maneira de servir, é só transformar em pequenas porções, e pronto!!
Gostaram? Agora vamos colocar a mão na massa, aproveitando que o final de semana está chegando, que tal marcar aquela reunião com os amigos e mostrar seus dotes gastronômicos para eles hein??? Vou passar umas ideias de finger foods para vocês, espero que gostem e façam mesmo!!! Um beijo para todos!! Bom apetite e muita saúde!! Até a próxima…
CARPACCIO DE ABOBRINHA COM QUEIJO FETTA
Ingredientes
– 3 a 4 abobrinhas compridas
– 150g de queijo fetta (pode fazer com ricota também)
– orégano a gosto
– sal a gosto
– pimenta do reino branca a gosto
– azeite
Preparo
- Usando o ralado de mão, rale a abobrinha no sentido do seu comprimento – não deixe tão fino, caso prefira, use uma faca de legumes, mas não deixe muito grosso!
- Tempere com azeite normal, sal e pimenta.
- Aqueça a frigideira e grelhe a abobrinha dos dois lados. Faça isso com todas as fatias. Reserve.
- Amasse o queijo fetta(ou a ricota) com o garfo e tempere com orégano, azeite extra virgem, sal e pimenta.
- Coloque a mistura do queijo na ponta da abobrinha e enrole. Mantenha fechado fincando um palito de madeira no centro da abobrinha.
- Sirva frio.
Se quiser, regue um pouco de azeite extra virgem por cima.
PALITINHO CAPRESE
Ingredientes
– 15 bolinhas de mussarela de búfala
– 15 tomates cereja
– 30 folhinhas de manjericão frescas
– azeite extra virgem
– sal rosa do Himalaya
– pimenta do reino preta
Preparo
- Corte os tomates e as bolinhas de mussarela de búfala ao meio.
- Finque no palitinho nesta ordem: folha de manjericão, fatia de tomate cereja, fatia de mussarela de búfala.
- Tempere com azeite, sal e pimenta. Sirva frio.
BRUSCHETTAS
Ideias para fazer suas bruschettas, e técnicas para não ter erro…
- Opte sempre por pães inteiros, que você precisará cortar. Para a bruschetta original, o pão deverá ser italiano. ( mas pode fazer com pão francês mesmo)
- Corte o pão em fatias médias, que tenham entre 1,5 cm e 2 cm.
- Regue as fatias com um fio de azeite extra virgem e, para dar o gostinho, raspe (esfregue mesmo) metade de um alho recém cortado no lado do pão que será colocado o recheio.
- Leve ao forno para aquecer um pouco.
Dica: O alho deverá ser recém cortado, pois ainda estará úmido. O tempo ideal nesta primeira etapa do forno será apenas para aquecer, não deixar dourar o pão.
DICAS DE SABORES:
- Tradicional: tomate cereja, manjericão e parmesão ralado por cima. Você poderá gratinar que ficará uma delícia.
- Queijo de cabra e geleia de damasco.
- Queijo brie e geleia de pimenta vermelha.
- Tomate cereja com parma
- Shimeji
- Queijo de cabra e mel de engenho
- Tomate cereja, muçarela de búfala e pesto
- Queijo Brie e Parma
Normalmente as levo para o forno novamente, momento em que o queijo derreterá e a borda do seu pão ficará crocante, porém o centro macio..
VERRINE ROMEU E JULIETA
2 caixinhas de cream cheese
2 caixinhas de creme de leite
500g de goiabada
1 xícara ( chá ) de água
Bater no mixer (ou na batedeira) o cream cheese e o creme de leite.
Colocar um pouquinho do creme em cada tacinha.
Derreter um pacote de goiabada em fogo baixo ( colocar 1 xícara de água para cada 500g de goiabada). Com saco de confeitar ou com uma colherinha delicadamente, colocar a goiabada por cima do creme.
Pode enfeitar com paçoquinha esmigalhada ou pauzinho de canela.
DAMASCOS RECHEADOS
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de damascos secos
- 1 xícara (chá) de ricota amassada
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- 1 colher (sopa) de requeijão cremoso
- Orégano, sal e pimenta do reino a gosto
- Corte os damascos ao meio e reserve.
- Em uma tigela, misture a ricota, o queijo parmesão ralado, o requeijão e tempere com orégano, sal e pimenta.
- Faça bolinhas, recheie os damascos e sirva.
- DICA: experimente colocar um pouco de queijo gorgonzola misturado com a ricota, esse queijo super harmoniza com damasco e figo.
Rendimento:20 unidades