A avaliação psicológica para fins de cirurgia bariátrica é uma atividade relativamente recente no campo da Psicologia da Saúde. Muitos candidatos à cirurgia bariátrica se perguntam sobre a necessidade da avaliação psicológica pré-operatória. Isso acontece, entre outras razões, porque é muito difundida a ideia de que quem procura um psicólogo está passando por algum sofrimento grande.
Apesar da resistência de alguns pacientes em consultar um psicólogo antes do procedimento, as informações discutidas durante a avaliação não servem apenas para avaliar o preparo do candidato, mas também para aumentar as chances de sucesso do ajustamento após a operação.
A cirurgia produz uma nova realidade com a qual o sujeito entrará em contato, exigindo dele uma série de novos comportamentos, hábitos alimentares, reorganização da sua autoimagem e instalação e/ou desenvolvimento de repertórios mais adaptativos e que produzam menos prejuízos a sua nova realidade.
Pode-se dizer que a obesidade é uma doença crônica e a cirurgia não é uma cura. Questões emocionais tanto podem estar envolvidas na causa como nas consequências da obesidade. A compulsão pela comida, presente em muitos casos de obesidade, pode estar associada a vivencias com grande carga emocional que pode afetar tanto o obeso como as pessoas que convivem com este e essa carga emocional não vai embora com a cirurgia, precisa ser trabalhada.
Desde o início do tratamento para a cirurgia bariátrica o paciente deve conhecer o diagnóstico da sua doença (obesidade) e julgar riscos, benefícios, consequências da cirurgia.
Expectativas irreais sobre o que a cirurgia pode trazer, precisam ser trabalhadas. A expectativa de uma vida como a de qualquer pessoa e um corpo magro no dia seguinte da cirurgia bariátrica é irreal.
Haverá mudanças na rotina que um psicólogo poderá orientar e preparar esta pessoa. Por isso tão importante quanto a avaliação psicológica para a cirurgia bariátrica seria o acompanhamento pós cirurgia.
Procure um profissional capacitado para isso e cuide de você!
A psicóloga Marilia Frost atende no Instituto Urbano pelos telefones (44) 3522 4191 ou 92000-4591
Acompanhe as coluna do Instituto Urbano com matérias de todos os profissionais: https://tribunadaregiao.com.br/colunas/colunista/instituto-urbano