Cultivar hábitos que proporcionem uma maior concentração, equilíbrio, controle e consciência corporal é essencial para que essa casa esteja bem estruturada do começo ao fim da vida.
E, entre as atividades físicas que oferecem todos esses benefícios está o Pilates: método que educa o corpo de uma forma consciente e equilibrada, associando respiração, concentração, precisão e fluxo de movimentos em benefício do organismo.
Clique aqui e receba as notícias de Goioerê e região em primeira mão
Hoje vamos apresentar 10 motivos para escolher o pilates como um estilo de vida:
1. MAIS QUALIDADE, MENOS QUANTIDADE. No Pilates, o que importa é a intensidade e como é feito cada movimento do exercício, que costuma concentrar nas repetições.
2. CONSCIÊNCIA CORPORAL: A mente acompanha o corpo. Sincronizar a respiração com as idas e vindas de cada movimento pode não ser uma tarefa tão fácil, ao mesmo tempo em que a mente foca em cada músculo trabalhado, aumentamos a nossa consciência corporal. Consequentemente, a coordenação motora é a responsável por ativar esses 3 pilares: mente, corpo e respiração.
3. EQUILÍBRIO MUSCULAR: Embora a prática não esteja preocupada no resultado estético, naturalmente proporciona o equilíbrio muscular, pois a cada aula é exercitado o corpo como um todo, despertando regiões que mal percebemos no dia-a-dia. Quando a nossa estrutura está em harmonia e alinhada, favorece a correção postural, graças à nova consciência física.
4. FLEXIBILIDADE E FORÇA: Já sabemos que no Pilates o que vale é a qualidade de cada movimento, o que muitos podem não saber é que o segredo está na “Fase negativa”, que é a volta controlada do exercício e que luta contra a gravidade. Este esforço em slow motion é quem aprimora a força muscular e sustenta a posição por mais tempo, possibilitando que outras partes do corpo vão além no alongamento.
5. PREVENÇÃO: O condicionamento alcançado com a disciplina evita possíveis patologias comuns como lombalgia, hérnia de disco, escoliose, entre outras indesejadas. A maioria delas acontece pela má postura diária e sedentarismo.
6. ABDÔMEN: CENTRO DE FORÇA POWER HOUSE: No solo ou nos aparelhos, tudo é mantido pelo abdômen, conhecido como Power House. Este centro de força é quem ativa o músculo transverso, contraído para manter estabilidade no movimento. O resultado é diminuir a circunferência abdominal em centímetros, assim como um espartilho.
7. MENOR RISCO DE LESÃO: Os aparelhos e acessórios do Pilates aliados a uma boa orientação fazem o papel de tutorial protetor. Eles existem exatamente para auxiliar a prática correta e sabermos nosso limite, evitando assim, risco de lesão.
8. RESULTADO RÁPIDO: Como diz a famosa frase de Joseph Pilates: “Com 10 sessões, você perceberá a diferença, com 20 sessões, os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões, você terá um novo corpo”.
9. NÃO EXIGE HABILIDADE PARA EXERCER A MODALIDADE: Aqui você não precisa ter aptidão para a atividade, do sedentário ao atleta, a instrução e equipamento te conduzem a exercer a modalidade.
10. QUALIDADE DE VIDA: A essência do método é proporcionar bem estar aos praticantes. Despertar o corpo e a mente, ativar a nossa fonte de energia como suplemento para disposição em qualquer atividade diária, esportiva ou funcional. Associado a uma atividade aeróbica, o Pilates é a fórmula ideal para o rejuvenescimento.
O fisioterapeuta Gustavo Urbano atende no Instituto Urbano pelos telefones (44) 3522 4191 ou 92000-4591
Acompanhe as coluna do Instituto Urbano com matérias de todos os profissionais: https://tribunadaregiao.com.br/colunas/colunista/instituto-urbano