Lidar com as emoções e colocar o corpo em movimento é importante para te manter em equilíbrio
A pandemia causada pelo coronavírus tem afetado severamente a saúde mental dos brasileiros. O isolamento social aumentou de maneira alarmante os casos de ansiedade e depressão. A pesquisa realizada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro apontou que as ocorrências de depressão quase dobraram e as de ansiedade e estresse tiveram um aumento de 80%, nesse contexto, as mais afetadas são as mulheres.
De fato, ter a rotina alterada abruptamente mexe com as emoções e gera muitas incertezas. A pergunta a ser feita é: como lidar com essa nova realidade?
Estudos ressaltam que a atividade física regular ajuda a reduzir esses sentimentos. Exercícios de respiração, Yoga e Pilates são uma excelente opção para amenizar a sensação de pânico, medo e preocupação.
A saúde e a qualidade de vida das pessoas podem ser preservadas e aprimoradas pela prática regular da atividade física. Inúmeras evidências científicas têm demonstrado uma forte associação entre estilo de vida ativo, melhor qualidade de vida e longevidade.
Estudos neurocientíficos reforçam a importância da prática frequente de atividades. Manter o corpo ativo, atua diretamente sobre a neuroplasticidade cerebral promovendo mudanças dos mapas mentais (mindset), ou seja, o caminho de conexões que o cérebro costuma seguir diante de diferentes estímulos e situações.
Para mudar este quadro, é fundamental unir tratamento médico, ajuda psicológica e exercícios físicos. Durante a prática esportiva, o corpo libera hormônios na corrente sanguínea como a endorfina (que tem ação analgésica natural e é capaz de aliviar a dor, controlar a ansiedade e diminuir o estresse), a serotonina (que regula o sono e as funções cognitivas) e dopamina (que aumenta a motivação, o prazer e melhora o humor), responsáveis por promover bem-estar.
Estabeleça objetivos possíveis
– Não fique apenas focado na estética, foque na sua saúde e no bem-estar.
– Tenha uma alimentação saudável para ter energia para se exercitar.
– Faça exercícios que envolvam concentração e controle da respiração. Pilates, com a utilização de equipamentos, com acessórios ou no solo é uma ótima opção.
– Durma bem e respeite o dia de descanso.
– Escolha o melhor período do dia para se exercitar e marque na agenda o compromisso com a sua rotina de bem-estar e saúde.
O fisioterapeuta Gustavo Urbano atende no Instituto Urbano pelos telefones (44) 3522 4191 ou 92000-4591
Acompanhe as coluna do Instituto Urbano com matérias de todos os profissionais: https://tribunadaregiao.com.br/colunas/colunista/instituto-urbano