Não é novidade que o AVC pode causar alterações motoras e cognitivas, como déficit de atenção, fraqueza muscular e alterações posturais. E as sequelas, se não forem controladas, costumam se instalar com bastante rapidez.
A notícia boa é que uma das formas de retardar os sintomas do AVC e ainda auxiliar o paciente a acelerar a recuperação da doença é com a prática do Pilates. Isso porque o método pode ajudar na reabilitação do corpo e da mente.
O AVC é só uma das patologias neurológicas que podem usar das práticas do Pilates para proporcionar maior qualidade de vida para o paciente. Outras patologias que podem ser reabilitadas com o método são: Alzheimer, Cefaleias, Mal de Parkinson, Déficit de atenção e Transtornos do sono.
Claro, que cada doença possui sua particularidade, por isso, é importante que você acompanhe o quadro com o seu médico e um fisioterapeuta do Instituto Urbano.
Como o Pilates pode ajudar?
O Pilates é indicado para pacientes que sofreram lesões neurológicas por diversos motivos, mas alguns deles são: os exercícios realizados são de baixo impacto, que reduzem o estresse, ansiedade e outros problemas emocionais.
Sem contar que o método proporciona um aumento significativo na autoestima, o que também auxilia na reabilitação do paciente neurológico.
Conclusão
O Pilates é oferece uma resposta positiva para os pacientes neurológicos em tratamento, fazendo com que ele recupere com mais rapidez e mantenha o controle em suas atividades diárias. Além disso, o Pilates também ajuda a prevenir e evitar possíveis disfunções no sistema que engloba cérebro, músculos e esqueleto.
Agora que você já sabe como unir o tratamento neurológico à prática do Pilates,.Entre em contato com o Instituto Urbano para descobrir um atendimento diferenciado.
O fisioterapeuta Gustavo Urbano atende no Instituto Urbano pelos telefones (44) 3522 4191 ou 92000-4591
Acompanhe as coluna do Instituto Urbano com matérias de todos os profissionais: https://tribunadaregiao.com.br/colunas/colunista/instituto-urbano