Quando você ouve falar sobre a Colômbia qual a primeira ideia que lhe vêm à cabeça?
Pensou em guerrilha, narcotráfico etc? Pois é, a Colômbia é um país de dimensões gigantescas e sua riqueza cultural e a hospitalidade de sua gente supera em muito a realidade do país normalmente veiculada na TV. Vamos conhecer um pouco dessa cultura?
La Balsa Muísca
Miúda, trabalhada em detalhes minúsculos por ourives para compor uma importante oferenda, La Balsa Muisca é uma peça que impressiona pela beleza dos detalhes. Trabalhada em ouro e bronze e emoldurada pela história que carrega, ela tem um carisma que parece ocupar um museu inteiro.
La Balsa Muisca é uma peça votiva de oferenda pré-colombiana produzida pela cultura Muisca (povo indígena que habitou o altiplano colombiano desde o século VI A.C. até os dias atuais). A peça, em exposição no Museu do Ouro de Bogotá, foi encontrada em uma gruta no Cerro La Campana, em Pasca, Cundinamarca, no limite sul do território Muisca. Estima-se que a peça tenha sido confeccionada entre os anos 600 e 1600 d.C.
La Balsa Muisca é símbolo a cerimônia sagrada do Eldorado, ato de investidura do poder dos chefes Muiscas que se celebrava na laguna de Guatavida. Conta a lenda que entre os Muíscas quando um cacique morria, seu sobrinho o sucedia no trono. Durante a cerimônia de coroação, o novo cacique conduzia uma balsa com guerreiros até a laguna. Lá atiravam, nas águas sagradas, peças votivas trabalhadas em ouro e adornadas de esmeraldas.
A escultura, guardada no Museu do Ouro de Bogotá é considerada um símbolo da Colômbia e da identidade cultural do Colombianos.
Franco e eu estivemos em Bogotá, visitando o Museu do Ouro, em dezembro de 2013. O roteiro fazia parte da viagem de volta ao mundo numa Kombi pelo projeto VoudeKombi.com