Estava eu no sossego do meu “sacrossanto lar”, bem no dia 8 de março, que é o Dia Internacional da Mulher, quando recebi um desafio. Adivinhem de quem?
Da Leatriz Cristina… a “Léia da Tribuna”.
Ela me contou que estavam montando o site do jornal e também um grupo de colunistas, e que me queria nele. Disse que era por eu ser uma pessoa com consciência crítica e livre para opinar realmente. A proposta seria eleger um assunto que foi notícia e fazer meu comentário.
“De cara” gostei do “livre para opinar realmente”…
Daí veio o mais difícil para mim: “Um texto curto e assim não ocuparia muito seu tempo.”
Hummm! Texto curto? Ihhhhh!! Será que ainda sei fazer isso?
Quando comecei, ainda na minha adolescência lá em São Carlos – SP., com a coluna Minha Caneta e Eu, os textos eram curtos. Muitos anos depois, quando continuei na Tribuna da Região, eles continuaram curtos… mas foram crescendo, crescendo… não demais, porque era jornal “de papel” e o espaço era limitado. Então veio a era dos sites… No Goionews, com a minha À La Carte, durante um tempo o espaço era meio controlado. Depois, mudaram a configuração, e ela foi de novo crescendo. Hoje, quem me lê conhece! rsrsrs!
Mas vou tentar, Léia… Juro que sim!
Agora, estou na fase de achar um título… Pensei em “Labareda”… depois “Faísca”… A Léia me ajudou com “Centelha”… Estou meio dividida… por isso, hoje, ainda vai sem título definido.
Mas… por que esses nomes?
Bom… Ao lembrar de “Labareda”… foi pensando na grande chama que poderia ser uma opinião minha contrária à da maioria. Depois, imaginei que “Faísca” talvez fosse mais apropriado… porque significa “fragmento luminoso que se desprende de um corpo em brasa ou resultante do atrito de dois corpos” – portanto, quase uma “luzinha”. Uma luz diminuta que, conforme o assunto, poderia virar uma labareda e até uma fogueira enorme – por causa do calor das discussões. E é sinônimo da “Centelha” que a Léia sugeriu. Centelha, por metáfora, também significa “Intuição inesperada e repentina: a centelha da criação intelectual – e também por metáfora: que diz respeito ao entendimento humano; razão”.
Gostei… mas ainda estou dividida.
Vocês não querem me auxiliar, não? Ou ajudando a decidir entre estas, ou sugerindo outras que sigam essa linha de pensamento?… É só entrar in box no meu face… ou mandar para [email protected]. Topam?
Então é isso… A partir da semana que vem, nos encontraremos às quartas, que será o dia eleito por mim para atualizar esta coluna (aí, quem for colaborar com sugestões, peço que o faça o quanto antes, para na próxima já sair “intitulada”…).
Mais uma coisinha… como a proposta foi “liberdade”… está claro que a minha opinião não será, necessariamente, a do site e/ou de seus mentores, né?
Obrigada, Léia, pelo convite! Fiquei bastante lisonjeada!
Até mais! (desejem-me boa sorte! rsrsrs!)
Vera Ribeiro de Carvalho