Texto: Inês Calixto
Fotografia: Franco Hoff
Você sabe de onde vem o nome do estúdio OZ Fotografia?
Pois então, entre maio e julho de 2014 estacionamos nossa Kombi-casa na cidade de Alma, em Kansas nos Estados Unidos e vivemos ai uns 3 meses a espera de que nossa cachorrinha, a Vênus, obtivesse permissão para viajar para Europa e Ásia.
Coincidentemente, Alma é terra vizinha de Wamego, cidade agrícola no interior de Kansas que em 2008, criou o museu OZ com os personagens e artefatos do filme o Mágico de OZ (1938). O local abriga 25 mil peças relacionadas ao filme, como um vestido usado Judy Garland que protagonizou Dorothy, além de bonecos, cartazes, e do livro oferecido em 14 idiomas.
“The Wonderful Wizard of Oz” nasceu pelas mãos do escritor L. Frank Baum que deu vida a um conto de fadas dividido em 14 livros que relatavam as aventuras de Dorothy, a garota que vai do Kansas à Terra de Oz. A obra logo tornou-se um musical da Brodway e em 1938, foi gravado o primeiro filme estrelado por Judy Garland e Frank Morgan.
O Mágico de Oz narra a história da garotinha Dorothy, que junto com o cachorrinho Totó, é levada para a Terra de Oz. Ali ela conhece o Homem de Lata, o Espantalho e o Leão Covarde. Juntos eles seguem pela estrada de tijolos amarelos até a Cidade das Esmeraldas, onde vive o Grande Mágico de Oz, que poderá ajudá-la a conseguir todos os seus desejos.
Goioerê é uma cidade agrícola que em muito lembra a terra de OZ. Quando escolhemos esse nome pensamos em trazer para a cidade a magia do cinema e da fotografia e por isso o chamamos OZ.
Curiosidade: o adesivo na porta do estúdio principal do OZ fotografia, reproduz os passos de Dorothy no caminho de tijolos amarelos que leva à Cidade das Esmeraldas.
Para saber mais sobre o Mágico de OZ acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=cMAmTGVPJus
Para baixar o livro gratuito acesse:
http://livros.universia.com.br/2013/02/18/baixe-gratis-o-livro-magico-de-oz-de-l-frank-baum/