Texto: Inês Calixto
Fotografia: Franco Hoff
Você sabe de onde vem o nome do estúdio OZ Fotografia?
Pois então, entre maio e julho de 2014 estacionamos nossa Kombi-casa na cidade de Alma, em Kansas nos Estados Unidos e vivemos ai uns 3 meses a espera de que nossa cachorrinha, a Vênus, obtivesse permissão para viajar para Europa e Ásia.
Coincidentemente, Alma é terra vizinha de Wamego, cidade agrícola no interior de Kansas que em 2008, criou o museu OZ com os personagens e artefatos do filme o Mágico de OZ (1938). O local abriga 25 mil peças relacionadas ao filme, como um vestido usado Judy Garland que protagonizou Dorothy, além de bonecos, cartazes, e do livro oferecido em 14 idiomas.

O boneco de lata – personagem do filme o Mágico de OZ, gravado em 1938, em exposição no museu de Wamego, Kansas

Boneca de cera da personagem Dorothy Gale, interpretada no filme por Judy Garland, em exposição no museu de Wamego

O Leão Covarde, o último dos companheiros que Dorothy Gale conhece no caminho para a Cidade das Esmeraldas. O leão junta-se ao grupo com o objetivo de pedir ao Mágico de Oz que lhe dê coragem

O espantalho, junto com o Boneco de Lata e o Leão covarde é parceiro de Dorothy na viagem para a Cidade das Esmeraldas.
“The Wonderful Wizard of Oz” nasceu pelas mãos do escritor L. Frank Baum que deu vida a um conto de fadas dividido em 14 livros que relatavam as aventuras de Dorothy, a garota que vai do Kansas à Terra de Oz. A obra logo tornou-se um musical da Brodway e em 1938, foi gravado o primeiro filme estrelado por Judy Garland e Frank Morgan.
O Mágico de Oz narra a história da garotinha Dorothy, que junto com o cachorrinho Totó, é levada para a Terra de Oz. Ali ela conhece o Homem de Lata, o Espantalho e o Leão Covarde. Juntos eles seguem pela estrada de tijolos amarelos até a Cidade das Esmeraldas, onde vive o Grande Mágico de Oz, que poderá ajudá-la a conseguir todos os seus desejos.
Goioerê é uma cidade agrícola que em muito lembra a terra de OZ. Quando escolhemos esse nome pensamos em trazer para a cidade a magia do cinema e da fotografia e por isso o chamamos OZ.
Curiosidade: o adesivo na porta do estúdio principal do OZ fotografia, reproduz os passos de Dorothy no caminho de tijolos amarelos que leva à Cidade das Esmeraldas.
Para saber mais sobre o Mágico de OZ acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=cMAmTGVPJus
Para baixar o livro gratuito acesse:
http://livros.universia.com.br/2013/02/18/baixe-gratis-o-livro-magico-de-oz-de-l-frank-baum/