A Semana da Mulher está quase encerrando e a nutricionista Priscilla Lopes de Lima dá algumas dicas de uma nutrição indicada para uma saúde saudável
Hoje mais de 90% do meu público é feminino, e muitas questões que acometem as mulheres ao longo da vida podem ser minimizadas através de uma nutrição e suplementação específica.
Esse público requer cuidados específicos por conta de suas modificações corporais. Dentre as condições que afetam as mulheres e que exigem uma mudança de estilo de vida preventiva, por meio da nutrição integrada, destacam-se o câncer feminino, especialmente de mama e útero, e a infertilidade, cada vez mais prevalente nesse gênero.
As mulheres, em geral, se preocupam em maior proporção com a saúde, quando comparadas ao público masculino. Estudos constatam que os homens são mais acometidos por condições severas e crônicas do que as mulheres, tendo em vista que a busca por serviços de atenção primária é menor.
No mês dedicado às mulheres, vamos abordar as principais substâncias indispensáveis na dieta feminina, com finalidade de mantê-las focadas e com energia. Irei citar uma lista de alimentos que podem fazer a diferença na saúde:
Vitamina C e Resveratrol (suco de uva e vinho) – Laranja, limão, acerola, maracujá, morango, goiaba, kiwi e abacaxi são frutas ricas em antioxidantes, que melhoram a qualidade da pele e previne o seu envelhecimento, além de estarem envolvidas na melhora da cicatrização, principalmente pós-cirurgia estética. A vitamina C e o resveratrol combatem os radicais livres por conter ação antioxidante e previnem o envelhecimento precoce da pele.
Biotina – Vitamina H – Importante para a saúde da pele, unhas e cabelo. Pode ser encontrada na gema do ovo, nozes, couve, espinafre, couve-flor, repolho, pepino, cenoura, cogumelos, cebola, amêndoa, noz, levedo de cerveja, salmão, sardinha, peito de frango e de peru, fígado bovino, leite de vaca e de cabra, queijos, morango, aveia, arroz integral, grãos integrais.
Alimentos ricos em cálcio – Ele está presente, principalmente, nos laticínios, nos vegetais verdes escuros, em algumas frutas e na sardinha. Além de ajudar na prevenção da osteoporose, também está envolvido com os processos de contração muscular e perda de gordura corporal.
Betacaroteno – O betacaroteno ajuda no combate aos radicais livres, que envelhecem a pele, e colabora para preservar o colágeno, o que aumenta a elasticidade e a tonicidade dela. A oxidação do betacaroteno promove um aspecto de bronzeado dourado e contribui para sua duração. Pode ser encontrado em alimentos como mamão, cenoura, damasco e abóbora.
Gorduras boas – Nozes castanhas, peixes de água fria (ricos em ômega 3) têm ação anti-inflamatória e estimulam a produção de elastina da pele.
Antioxidantes – São substâncias capazes de atrasar ou inibir a oxidação de um substrato oxidável. O papel dos antioxidantes é proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres. Oleaginosas, cacau, frutas vermelhas, aveia, chá de cavalinha são alimentos ricos em antioxidantes, que previnem o envelhecimento da célula.
Fibras – Essenciais para o funcionamento do intestino. Lembre-se da chia, aveia, linhaça, semente de girassol e abóbora.
Esses alimentos melhoram a saúde e o bem-estar da mulher, principalmente em sua jornada diária. A alimentação saudável tem o objetivo de prevenir doenças e promover a qualidade de vida.
Priscilla Lopes de Lima CRN8°: 3211
Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Coach de Emagrecimento
Locais de Atendimento :
Goioerê – Academia Oxigym
Assis Chateaubriand -Equilibrio Estética
Contato/Whatsapp:(44) 99933-9434
DÊ SUA SUGESTÃO SOBRE TEMAS E TIRE SUAS DÚVIDAS
pelo whatsapp da nutricionista Priscilla Lopes: (44) 99933-9434
Siga a coluna Nutrição em Prática e acompanhe os temas que já foram publicados