Outubro é um mês dedicado à prevenção do câncer de mama e já que estamos falando de saúde, a nutrição não poderia faltar nesse processo. Além da prevenção mensal do auto – exame, a nutrição tem características preventivas.
Há estudos com alimentos funcionais que, quando consumidos diariamente, contribuem para a prevenção de algumas doenças, como o Câncer. Os protagonistas dessa história são os vegetais folhosos e crucíferos verde-escuros, como brócolis, couve, agrião, rúcula, repolho, acelga, couve-flor, couve-de-bruxelas, folhas de mostarda, nabo e rabanete.
Os vegetais citados possuem fitoquímicos, ou seja, substâncias antioxidades que protegem as células e desempenham papéis importantes no bloqueio dos estágios iniciais do câncer. O brócolis, por exemplo, possuiu sulforafano, substância que tem como uma de suas funções estimular as enzimas do organismo que são capazes de impedir a ação de agentes cancerígenos.
Assim, vamos colocar a nutrição em prática e consumir esses alimentos, juntamente com frutas, fibras, sementes, nozes e cereais, para potencializar o efeito que causam em nosso organismo e ingerir ainda mais nutrientes.
Os principais exemplos são nozes, avelãs, castanhas, castanhas-de-caju, castanhas-do-pará, macadâmias, pistaches e amêndoas. Sementes como de girassol, abóbora, gergelim, amendoim, amêndoa de baru também fazem parte desse grupo de alimentos protetores. Experimente acrescentá-las na salada caso tenha dificuldade em comê-las.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) alerta a população sobre a importância de ingerir esses alimentos citados. Além de inibir os compostos cancerígenos, há substâncias que conseguem “consertar” o DNA danificado da célula quando a agressão já começou, ou caso ele esteja muito danificado, alguns compostos promovem a morte celular, interrompendo a multiplicação desordenada.
Vale ressaltar também que, segundo dados do INCA, a alimentação e a nutrição inadequadas são a segunda causa de câncer que pode ser prevenida! São responsáveis por até 20% dos casos de câncer nos países em desenvolvimento, como o Brasil, e por aproximadamente 35% das mortes pela doença.
Portanto, vejam a importância da alimentação em nossas vidas, desde a realização de simples atividades do cotidiano, como na prevenção de doenças severas. Se cuide e se ame, faça o auto-exame, a mamografia, se alimente bem e pratique atividades físicas. Tenho certeza que ao fazermos nossa parte, podemos viver melhor e prevenir muitas doenças.
Priscilla Lopes de Lima CRN8°: 3211
Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Coach de Emagrecimento
Locais de Atendimento :
Goioerê -Pr – Academia Oxigym e Assis Chateaubriand-Pr -Equilibrio Estética
Contato/Whatsapp:(44) 99933-9434
DÊ SUA SUGESTÃO SOBRE TEMAS E TIRE SUAS DÚVIDAS
pelo whatsapp da nutricionista Priscilla Lopes: (44) 99933-9434
Siga a coluna Nutrição em Prática e acompanhe os temas que já foram publicados