Nutrição é a base para lhe dá aquela forcinha!
Esse foi um ano em que nossas vidas mudaram em vários aspectos, inclusive na modalidade da escolha do esporte. Com a pandemia, a prática de exercícios, ficou limitada devido às academias permanecerem fechadas, como também as atividades em grupo, devido às aglomerações. O que fez com que as pessoas buscassem uma atividade física ao ar livre, o que fez com que o setor do ciclismo cresce-se assustadoramente.
O que observo por praticantes dessa modalidade é que as pessoas muitas vezes se preocupam com marca, modelos, da bicicleta, detalhes que também farão a diferença. Porém, a maioria não mantém o mesmo cuidado com a máquina que conduz a bike, ou seja, seu corpo, e ainda vejo tirando dúvidas com pessoas leigas, sobre suplementos e alimentação. E tem aqueles, que ainda pedalam para poder comer sem pensar em como pode melhorar o rendimento.
O papel da nutrição é comprovado em vários setores, inclusive na prática esportiva. Vou citar abaixo pontos importantes para colocarem em prática de forma simples e eficaz, para dá aquela forcinha no pedal.
HIDRATAÇÃO: É um dos aspectos mais importante da prática, ou seja, se o meu corpo não estiver hidratado, ele perde a temperatura ambiente e chega a diminuir em torno de 40% o rendimento, além do mal estar. E é muito engraçado que precisamos de uma individualidade para essa estratégia, o certo é fazer um cálculo de 35 ml/kg de peso. Como é interessante a reposição no final do treino.
CARBOIDRATOS: Essa é à hora, dependendo do objetivo de cada claro, para desempenho temos algumas estratégias, paçoquinha, banana, bala de banana, caldo de cana, batata doce, enfim uma infinidade de opções. Já para quem quer emagrecer, deverá ser dosado. As pessoas que querem emagrecer no pedal têm um conceito muito errôneo, porque o gasto calórico não é o que eles imaginam, e acabam comendo mais.
SUPLEMENTOS: Tome muito cuidado com a suplementação, até porque muitas vezes é um gasto desnecessário, para alguns saem mais como um efeito placebo, ou seja, a mente por achar que está tomando algo que melhora o rendimento, é a história da cápsula de farinha. E existem estratégias com menos de R$: 5,00, que faz com que as pessoas diminuam a fadiga, como por exemplo, o bicarbonato de sódio. Mais uma vez reforço a todos que procurem um nutricionista, porque os cálculos são todos individualizados.
Dica de Ouro: Suco de Beterraba. A beterraba é um dos alimentos mais estudado para essa modalidade, pois a mesma possui nitrato, e ao entrar em nosso corpo, passa por um processo chamado de nitração, e o mesmo se modifica para óxido nítrico. Essa substância promove uma vasodilatação, melhora do fluxo sanguíneo, melhora da função muscular, economia energética, melhora desempenho cardiovascular e redução da fadiga.
O consumo do suco de beterraba 600 – 800 mg de nitrato 1h e 30 minutos antes do exercício (equivalente a 250g de beterraba crua) pode levar a diversos benefícios.
❌ Até 500 ml do suco é considerado seguro, o excesso pode levar a diarréia e dores abdominais.
Eu sei que importante termos um bicicleta boa, mas como nutricionista reforço mais ainda a importância de cuidar da máquina que conduz a bike, que é o corpo humano, sou uma prova viva dos benefícios, de um estilo de vida saudável.
Priscilla Lopes de Lima CRN8°: 3211
Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Coach de Emagrecimento
Locais de Atendimento :
Goioerê -Pr – Academia Oxigym e Assis Chateaubriand-Pr -Equilibrio Estética
Contato/Whatsapp:(44) 99933-9434
DÊ SUA SUGESTÃO SOBRE TEMAS E TIRE SUAS DÚVIDAS
pelo whatsapp da nutricionista Priscilla Lopes: (44) 99933-9434
Siga a coluna Nutrição em Prática e acompanhe os temas que já foram publicados