A cada dia mais a ciência busca entender, como sono e o emagrecimento estão conectados. É durante o sono que ocorre a liberação de hormônios cuja finalidade é regular o metabolismo, e é com um metabolismo bem regulado que conseguimos perder peso, bem como driblar o acúmulo de gordura. Esse é o primeiro motivo pelo qual o sono é indispensável no processo de emagrecimento.
Clique aqui e receba as notícias
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 40% dos brasileiros têm problemas para dormir. O problema é caracterizado pela perda de sono, dificuldade para dormir e manter-se em repouso ou sentir que o sono foi renovador. Entre as conseqüências de uma noite mal dormida, à baixa no sistema imunológico, problemas cardíacos, comportamentais e psíquicos. Existem casos de depressão provocados pela insônia, pois quando algumas substâncias do humor, que são produzidas durante o sono, não estão sendo estimulados, quadros depressivos se tornam comuns. E a depressão abre caminho para diversos males, como alterações no peso, por exemplo. Isso comprova o quanto esses transtornos estão conectados.
A depressão acompanhada de ansiedade e estresse dificultam ainda mais a perda de peso. É o famoso efeito de “descontar na comida”. Esses alimentos nocivos ao organismo, se consumidos de modo indiscriminado, podem levar ao ganho de peso. O desequilíbrio nos hormônios ocorre da seguinte forma: a leptina fica muito baixa enquanto a grelina fica muito alta. E é essa instabilidade que vai gerar o aumento do apetite. Com um menor grau de saciedade, o indivíduo fica com uma fome insaciável. E o resultado é clássico: maior ganho de peso em um menor período de tempo.
Algumas mudanças de comportamento serão necessárias para que se tenha uma boa noite de sono, não é uma coisa muito fácil, primeiro seria começar a se programar e estabelecer horários moderados para descansar e despertar, o seu corpo entende essa rotina e passa a trabalhar com maior estabilidade.
Considere a prática de atividades físicas periódica necessárias. Mas se possível realizá-las no mínimo 3 horas antes de dormir, pensando na liberação de hormônios. Assim você estará mais relaxado e isso vai te ajudar a dormir melhor. Já se tem estudado sobre alguns alimentos considerados precursores do hormônio do sono a melatonina, que são, café descafeinado, broto de feijão, goji berry, maçã, cereja, tomate, amêndoas, cúrcuma, e o pistache, que se consumidos no jantar favorecem a glândula pineal e a produzir melatonina.
A maioria das pessoas procuram emagrecer de forma milagrosa, mas apenas uma minoria têm consciência de que o sono pode ser determinante para conseguir bons resultados com a balança.
Agora que você conhece essa ligação, é possível emagrecer com mais conforto e segurança a partir de uma noite de sono tranqüila.
Ah, e pode contar comigo!Bom sono!
Priscilla Lopes de Lima CRN8°: 3211
Nutricionista e Coach de Emagrecimento
Locais de Atendimento:
Goioerê – Pr – Laboratório Santé –
Home Care (Domicílio) / On Line –
Assis Chateaubriand – Pr- Bem Jovem –
Contato/Whatsapp: (44) 99933-9434