A adolescência é um período de transformações e construções. Quando somos crianças, aprendemos com aqueles que nos cercam e construímos uma visão de mundo muito pautada na visão destes.
Quando entramos na adolescência, passamos a possuir maiores responsabilidades: ao mesmo tempo em que temos mais liberdade, ainda somos dependentes. O adolescente então pode passar a questionar tudo o que até então ele tinha como verdade e passar a construir as suas próprias convicções e ideias.
Segundo Ferreira (2012), esse processo envolve uma instabilidade no comportamento, assim em alguns momentos os adolescentes estão muito sociáveis, buscando conversar, interessados nas mais diversas coisas, e em outros momentos buscam se isolar, passando horas trancados nos seus quartos, evitando o contato com as pessoas.
Esse fato torna essa fase confusa, tanto para eles como para os pais e demais adultos que estão no convívio. Embora seja tentador tratá-los já como adultos é importante entender que eles ainda precisam de orientação e apoio para tomar decisões e controlar suas emoções.
Para isso, a psicoterapia pode ser uma aliada nesse processo de construção, auxiliando o adolescente em seus conflitos, medos, inseguranças e demais questões que podem estar presentes em sua fase de desenvolvimento, promovendo um suporte e apoio ao sujeito.
Marque um horário no Instituto Urbano pelos telefones (44) 3522 4191 ou 92000-4591 e conheça todos os procedimentos.
Acompanhe as colunas do Instituto Urbano acessando o link: https://tribunadaregiao.com.br/colunas/colunista/instituto-urbano