Infelizmente, muitas pessoas ainda pensam que psicólogo é “coisa para gente louca”. Primeiro, precisamos repensar o conceito de “loucura”. Existem pessoas que sofrem com síndromes e ou transtornos psíquicos que podem alterar alguns de seus comportamentos e emoções, mas essas pessoas continuam sendo seres humanos normais, mesmo talvez apresentando comportamentos diferentes.
Na verdade, não é necessário se ter um “pré diagnóstico” para se procurar um Psicólogo. O Psicólogo é um profissional que busca ajudar as pessoas que o procuram a entender os comportamentos e as funções mentais do ser humano, ajudando-lhe a organizar seus sentimentos e pensamentos de uma forma que você consiga se autoconhecer melhor.
São aplicados métodos científicos para compreender a psiquê humana e atuar no tratamento e prevenção de doenças mentais e melhorar sua qualidade de vida.
Se você possui questões, sejam emoções ou situações, as quais são intensas a ponto de você se questionar ou atrapalhar suas atividades cotidianas, talvez seja hora de buscar ajuda.
A angústia extrema, a tristeza profunda, o medo, a dificuldade nos relacionamentos, a falta de autoconhecimento, entre outras coisas, podem prejudicar a qualidade de vida. Por isso, não deixe sua saúde mental para segundo plano. Cuide-se.