Mesmo sem a presença do Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, uma vez que mal tempo registrado na manhã dessa quinta-feira, 6, impediu que a aeronave que traria o Coronel Hudson a Goioerê tivesse teto para pousar em Goioerê, impedindo com isso que aquela autoridade pudesse cumprir o compromisso assumido com o prefeito Betinho Lima de se reunir com as lideranças de Goioerê e da região para tratar da instalação da Companhia Independente da Polícia Militar em substituição da 2ª Cia da Polícia Militar.
O Coronel Hudson Leôncio foi representado pelo Coronel Carlos Alberto e pelo Tenente Coronel Pascoal, ambos do B.P.M de Maringá, que foram recepcionados pelo Capitão Renato Moreira do Espirito Santo e pelo prefeito Betinho Lima.
Além das autoridades da área da Polícia Militar, a reunião contou com as presenças dos prefeitos Rafael “Bolacha” de Moreira Sales; Aristeu Ceniz e o vice Cássio Zanuto, de Rancho Alegre do Oeste; Joel Buscariol, e, Carlinhos Donato, respectivamente prefeito e vice de Boa Esperança; Akio Abe e Luizão da Jóia, prefeito e vice de Quarto Centenário, Leila Amadei, prefeita de Juranda, e Paulinho Alves, prefeito de Mariluz, além de vereadores e lideranças dos municípios da região.
CIA INDEPENDENTE. Durante o encontro com os prefeitos, o Carlos Alberto, Comandante do Batalhão da Polícia Militar de Maringá, discorreu à cerca da transformação da 2ª Cia de Goioerê em Companhia Independente da Polícia Militar.
Na oportunidade o Coronel Carlos Alberto explanou à cerca da mudança que deverá ocorrer, beneficiando o trabalho da Polícia Militar nos municípios os quais serão atendidos pela Companhia Independente que passarão a contar com uma estrutura maior para atender as comunidades, em relação a dispor de um maior contingente de policiais, assim como estrutura administrativa e logista e de equipamentos.
Os prefeitos presentes apoiaram a proposta. Mas, no entanto como a prefeito Leila e o prefeito e Boa Esperança, Joel Buscariol, mostraram-se preocupados no sentido de que o atendimento que recebem atualmente da Polícia Militar não seja afetado, afirmando que o trabalho dos Destacamentos é dos melhores e que devem ter continuidade.
“Foi muito difícil para nós contar com uma equipe brilhante que nos atende atualmente e que não podemos permitir que esse trabalho seja comprometido. Mas sim que seja cada vez melhor” – afirmou a prefeita Leila Amadei, de Juranda, citando que tem dado total apoio à Polícia Militar, afirmando que investiu cerca de R$ 800 mil no projeto de vídeo-monitoramento com cerca de 130 câmeras de alta resolução em toda a sede de Juranda e dos distritos, auxiliando a Polícia Militar no trabalho de monitoramento de forma efetiva contribuindo com o trabalho da Polícia Militar.
PROJETO REGIONAL. Trata-se de um projeto, não apenas para Goioerê, mas também para toda a região, conforme destaca o prefeito Betinho Lima.
Atualmente a 2ª Cia da PM de Goioerê atende cinco municípios, são eles: Goioerê, Moreira Sales, Mariluz, Quarto Centenário e Rancho Alegre do Oeste. Sendo que com a Companhia Independente poderá agrupar outros municípios, entre eles: Janiópolis, Boa Esperança, Juranda e Farol.
A Companhia Independente da P.M de Goioerê deverá contar com um maior número de policiais, podendo chegar até a 150 policiais militares. Devendo ainda contar com uma Escola para Formação e Qualificação de novos policiais. Além de uma ampla estrutura administrativa, equipamentos e viaturas.
NOVA REUNIÃO. Diante da impossibilidade da presença do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Hudson Leôncio, o tema da reunião deverá ser tratado em uma nova reunião com os prefeitos e lideranças locais e regional para tratar do importante tema que envolve a transformação da 2ª Cia da P.M de Goioerê em Companhia Independente da Polícia Militar. Desta vez com a presença do Comandante geral da P.M Coronel Hudson.