O assunto é mais sério do que a população imagina. É uma triste realidade em Goioerê. E hoje, quarta-feira, dia 18, o tema está sendo lembrado em todo Brasil através da Mobilização Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Em Goioerê, segundo levantamento realizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) os números de casos de denúncias envolvendo abusos sexual contra crianças e adolescentes em Goioerê é alto. Em 2015 foram registrados um total de 24 denúncias que foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia.
Esse número, no entanto pode ser bem maior se levar em consideração que muitas mães preferem não denunciar possíveis abusos que ocorrem dentro da própria casa envolvendo, principalmente padrasto, irmãos e até mesmo parentes próximos. A Justiça em Goioerê tem sido severa para os casos de abusos contra crianças. Exemplo recente é o um padre de Goioerê, Durvalino (foto), que foi condenado pela Justiça e cumpre pena de 16 anos na penitenciária de Cruzeiro do Oeste.
A maioria das denúncias tem partido de professores que tomam conhecimento dos abusos na própria escola.
ALERTA
A campanha tem por objetivo estimular a denúncia e levar a população a ficar mais alerta observando situações em que crianças podem estar sendo vítimas do abuso e da exploração sexual e se sentir estimulada a denunciar, entrando em contato com o Conselho Tutelar ou através do Disque 100. A denúncia pode ser feita de forma anônima.
PEDÁGIO. Hoje, quarta-feira, 18, as equipes do Creas e do Conselho Tutelar realizam pedágio de divulgação junto ao Posto da Polícia Rodoviária distribuindo panfletos com orientações sobre o tema.
O mesmo pedágio acontecerá no sábado, 21. Desta vez na área central da cidade. O pedágio será na esquina das avenidas Daniel Portela com Francisco Scarpari.
VÍDEOS. Nas escolas da rede Municipal e Estadual, os professores receberam como material de apoio para trabalhar o tema com os alunos, vídeos educativos.
Segundo a equipe do Creas, os professores são o principal agente neste processo, uma fez que trabalham diariamente com estas crianças e adolescentes, e devem sempre estar atentas as mudanças de comportamento dos alunos.
A campanha encerra na segunda-feira, 30, com palestra para professores e funcionários da Apae. Na segunda-feira, 16, a palestra aconteceu para os alunos do Centro Educacional Santa Clara.