Na quinta-feira, 25 de junho o 7º Batalhão de Polícia Militar de Cruzeiro do Oeste vai comemorar os 52 anos de existência. Sob o comando do Major Edson Kamakawa, o Batalhão de Cruzeiro do Oeste conta com um efetivo de 149 policiais militares que atendem mais de 142 mil habitantes distribuídos que abrange 13 municípios, sendo divididos em duas companhias, com sedes em Cruzeiro do Oeste e Goioerê.
Há 52 anos, o 7º Batalhão é responsável pela segurança e a preservação da ordem pública na região noroeste do Estado do Paraná através de homens e mulheres honrados, que envergaram e vestem a farda com orgulho, não medindo esforços para prover a tranquilidade e defender diuturnamente a sociedade paranaense.
E esse momento de comemoração não poderia passar em branco, e mesmo em meio à crise provocada pela pandemia, a tradicional comemoração com a Solenidade Militar foi substituída por outro feito, uma Campanha de Doação de Sangue promovida pelo Comando e militares estaduais pertencentes ao 7º BPM, que diante da atual situação entendem a necessidade de manter os estoques dos bancos de sangue abastecidos.
A ação foi concretizada na manhã desta terça-feira, 23, e será repetida por outro grupo de militares amanhã na quarta, 24, na 12ª Regional de Saúde – Hemonúcleo de Umuarama, onde o administrador do local afirmou que graças a parcerias como essa o banco de sangue consegue se manter para atender a demanda da região, principalmente em tempos difíceis como o da pandemia.
Os militares do 7º BPM periodicamente são voluntários para este tipo de ação, alguns são doadores regulares e outros foram pela primeira vez. Todos os doadores são cadastrados no sistema e após responderem por um questionário e passarem por uma triagem clínica de avaliação dos requisitos exigidos para a doação de sangue, é realizada a coleta de aproximadamente 450 ml de sangue. A doação de sangue é um ato seguro que muitas pessoas podem praticar.