Jovens tem até 4 de maio para tirar o título para votar na próxima eleição
![](https://tribunadaregiao.com.br/wp-content/uploads/2022/04/paraiba-300x225.jpeg)
O vereador Herley Kleber de Oliveira Paraíba é autor da indicação para que se realize ações de orientação aos jovens
Os vereadores de Goioerê aprovaram na última sessão plenária uma indicação do presidente do Poder Legislativo, Herley Kleber de Oliveira – Professor Paraíba – solicitando da Prefeitura uma ação para orientar os jovens, que completam 16 anos até o dia 2 de outubro, sobre a importância de tirar o título de eleitor.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS
O autor da indicação informou que um levantamento preliminar nas escolas mostrou que cerca de 60% dos jovens nessa faixa etária ainda não fizeram o título de eleitor. “Estaremos percorrendo algumas escolas para orientar esses estudantes sobre a importância desse documento”, informou.
O presidente da Câmara orienta que além de ter a oportunidade de participar na escolha dos governantes, o título de eleitor é necessário para os jovens aprovados no ENEM realizarem matrículas nas universidades.
“O título é um dos documentos obrigatórios para a matrícula em 2022 e deve estar regularizado até o dia 4 de maio, no entanto é importante não deixar para a última hora a fim de evitar congestionamento dos sistemas”, aconselhou.
COMO TIRAR O TÍTULO
O primeiro título pode ser emitido de forma totalmente on-line, por meio do Sistema TítuloNet, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) através do link: https://cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/novoRequerimento
Para acessar o sistema, é importante que o jovem esteja com alguns documentos em mão para dar andamento à solicitação, são eles: fotografia com documento oficial de identificação brasileiro (RG, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal ou passaporte), comprovante de residência, e certificado de quitação de serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos que ainda não tenham título eleitoral).
Ao acessar o TítuloNet o jovem deve selecionar a Unidade da Federação (UF) na qual reside para o registro do domicílio eleitoral. Nos dados de identificação, busque pela opção “Não tenho” no menu “Título de eleitor”, preencha os campos indicados e siga para a próxima tela. Em “Requerimento – Dados pessoais”, complete as informações restantes e anexe as fotografias solicitadas.