Material do cordão umbilical da irmã caçula havia sido congelado em procedimento feito pelo SUS
Em outubro o site CGN mostrou a história dos irmãos Yuri Veloso Lezcano, se 6 anos e Yzadora, de 1 ano. O irmão mais velho precisava de transplante de medula e as células tronco guardadas do cordão umbilical da caçula se mostraram compatíveis.
O transplante ocorreu há 30 dias e a boa notícia veio hoje: a medula “pegou”. O sorrisão de Yuri na foto revela a alegria de toda a família.
O menino recebeu o diagnóstico de LLA (Leucemia Linfóide Aguda) quando tinha dois anos e três meses e família, que é de Foz do Iguaçu, fez o tratamento em Cascavel e se recuperou.
A mãe Adriana descobriu que estava grávida de Yzadora e soube da possibilidade de congelar as células tronco embrionárias para o caso de necessidade futura. Foi uma batalha para conseguir o procedimento pelo SUS.
Em maio deste ano, quando Yzadora estava com pouco mais de um ano a família descobriu que a doença de Yuri havia voltado. As células guardadas foram então usadas no tratamento do menino. As células tem a capacidade de regenerar a medula afetada pelo câncer.
O transplante ocorreu no Hospital Pequeno Príncipe. Ele deve ficar mais algumas semanas internado para se recuperar 100%.
A família resolveu tornar a histórica pública para que as pessoas saibam da possibilidade de conseguir este tipo de procedimento pelo SUS. (GCN)