Foi lançado na tarde desta terça-feira, 17, o projeto de conscientização e sustentabilidade do meio ambiente que tem como tema “A Terra pede Socorro” que tem como parceiros a Secretaria de Educação, Rotary Club satélite União Atitude de Goioerê e Sanepar. Serão pouco mais de dois meses de projeto que encerrará no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.
A rotariana Viviane Kffuri explicou aos alunos como será desenvolvido o projeto nos meses de abril e maio e contará com jogos, atividades, palestras sobre o tema, entrega de brindes, entre outras ações.
Durante todo o projeto os alunos deverão juntar em suas casas materiais recicláveis como garrafas plásticas (pet, xampu, desinfetante, amaciante, detergente…), lata de alumínio (refrigerante) e pilhas usadas. A cada 15 dias os alunos devem levar o material recolhido em casa para a escola.
Dentro da programação, no dia 02 de junho, cada turma deverá entregar para direção um painel contendo informações sobre materiais recicláveis e não recicláveis, o melhor painel será premiado.
No dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o encerramento do projeto, os alunos deverão levar todo o material que conseguirem juntar. Neste dia será feita a contagem para saber qual a turma que conseguiu juntar mais.
A turma que tiver o maior número de pilhas ficará responsável em levá-las ate a Prefeitura para fazer o descarte no ponto de coleta.
A turma que conseguir reunir o maior número de materiais recicláveis ganhará uma visita a sede da Associação de coletores de Goioerê para conhecer as instalações e aprender um pouco mais sobre como funciona esta associação.
Todo o material reciclável reunido será vendido e o recurso revertido para semana da criança.
Viviane explica que o objetivo principal do projeto é o respeito a natureza, ecologia, meio ambiente, e o crescimento interior proporcionando a conscientização, sustentabilidade e integração entre a comunidade e a escola
O aumento na produção de lixo descartado pela sociedade vem aumentando cada dia mais, com isso a reciclagem vem se tornando cada vez mais indispensável, reciclar garante também benefícios econômicos e ambientais.