Na manhã desta segunda-feira, 6, foi aberta a programação de ações que acontecerão até sexta-feira, no Depen de Goioerê, contemplando as 104 presas com corte de cabelo, escova, sobrancelha, buço, manicure e pedicure. Uma das ações contemplará a UOPECAN com a doação de cabelos. Isso porque 19 detentas decidiram doar o cabelo que cortarão durante a semana.
Clique aqui e receba as notícias
A abertura contou com a presença do prefeito Betinho Lima, do coordenador regional de Depen, Geraldo Andrade, da servidora do Depen de Umuarama, Fabiana, da voluntária da UOPECAN, Rosana, da presidente do Conselho da Comunidade, Ana Luiza e a coordenadora do Depen de Goioerê, Janaina Montenegro além de secretários municipais. A abertura contou com apresentação de música e um café da manhã.
O prefeito Betinho Lima parabenizou a iniciativa que segudo ele, ” vai elevar a autoestima das detentas”. Para o coordenador regional do Depen, Geraldo Andrade, as atividades comemorativas faz parte da política prisional do Estado. “A mulher na situação de prisão se sente vulnerável e até abandonada. Estes eventos demonstram a preocupação com a humanização da pena. Não é porque está presa que ela deixou de ser mulher”, comentou ele.
A coordenadora do Depen de Goioerê, Janaina Montenegro, as ações são “de mulheres vulneráveis doando para outras mulheres vulneráveis” ao se referir as doação que serão feitas pelas detentas beneficiando mulheres com câncer. E ainda enfatizou que “o resgate da auto estima das detentas acontecem pelas mãos de mulheres trabalhadoras”, ao se referir às voluntárias que estão doando seu tempo e trabalho em pról das detentas nesta semana em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Fabiana, servidora Depen Umuarama, fez questão de ressaltar que a doação de cabelos para a Uopecan nasceu da iniciativa de uma dententa de Goioerê, que ao cortar o cabelo, fez a doação. A detenta foi homenageada pela ação.