A população de Goioerê poderá acompanhar informações relativas ao tempo em Goioerê, como umidade do ar, velocidade do vento e quantidade de chuva, graças a um projeto de conclusão de curso do acadêmico Júnior de Lima que montou uma estação meteorológica, baseada na plataforma Arduino, para monitoramento e divulgação dos dados meteorológicos na região do campus regional de Goioerê.
Por enquanto a estação não consegue fazer a previsão do tempo, mas já ajudará a monitorar o clima que pode ser acompanhado pelo site criado: https://marpriori.github.io/estacao/dashboard que atualiza as informações a cada 10 minutos. O site ainda está em fase de desenvolvimento para melhor entendimento a melhor consulta da população.
O projeto está sendo orientado pelos professores Cleiton Feitosa do Nascimento, Gabriel da Cruz Dias, Ronaldo Celso Viscovini, sob a coordenação da professora Neryla Vayane Alves Dias.
O acadêmico Junior por integrar o grupo de extensão universitária astronomia do Campus da UEM, onde utilizava as informações para descobrir dos melhores dias para fazer para realizar a noite de observação. E pelo conhecimento que adquiriu, participando do grupo, decidiu fazer a estação meteorológico.
O professor Gabriel Dias explica que a determinação do acadêmico em montar a estação fez com que ele investisse na compra dos equipamentos e placas que se prendem a plataforma Arduino.
Os professores desafiaram Junior a trabalhar na parte de criação da programação para o funcionamento dos sensores que compõem uma estação meteorológica.
O professor explica que com a criação da estação meteorológica, a ideia principal foi a criação do site para divulgação das informações como velocidade do vento e temperatura que pode ser muito útil para o produtor rural e a população que quiser acompanhar o tempo em Goioerê.