“Poucos prefeitos conseguem o que o Betinho conseguiu. Este colégio está aqui porque ele lutou muito” – Renato Gondin, coordenador dos Colégios Agrícolas da Secretaria de Estado da Educação
Na manhã de sexta-feira, 28, o prefeito Betinho Lima anunciou o nome de Ademir Santana como o diretor do futuro Colégio Agrícola de Goioerê. O anúncio ocorreu durante uma grande reunião que reuniu professores da região do Núcleo Regional de Educação (NRE) e alunos de Goioerê.
A reunião, liderada pela chefe do NRE, Daniele Mellero, contou com a presença do coordenador dos Colégios Agrícolas da Secretaria de Estado da Educação, Renato Hey Gondin, que apresentou o projeto pedagógico do novo colégio, que tem previsão de começar as aulas no início do ano letivo de 2025.
A construção do Colégio Agrícola já ultrapassou 59% de execução, e está em ritmo acelerado. Com um investimento de R$ 23,2 milhões do governo do estado, o maior aporte entre todas as unidades da rede estadual de ensino. Após a conclusão, a escola terá capacidade para atender 800 estudantes do ensino médio e profissionalizante na área do agronegócio, podendo receber alunos de diversas partes do estado, pois também funcionará em regime de internato.
Com uma área de 7,8 mil metros quadrados, a estrutura contará com um bloco administrativo, biblioteca, quatro laboratórios de informática, dois laboratórios de ciências, 10 salas de aula, banheiros, três blocos para agroindústrias (vegetais, carnes e leite), refeitório, alojamentos, lavanderia, ginásio de esportes, passarela coberta, pátio descoberto e casa do zelador.Renato Gondin, destacou a importância do colégio para Goioerê e região. Ele enfatizou que o colégio capacitará e preparará jovens para o mercado agrícola e anunciou que o Colégio Agrícola será o segundo maior colégio do Paraná, sendo contemplado com o projeto Pivô de Irrigação com equipamentos de alta tecnologia. “O colégio vem para trazer mudança em Goioerê”, afirmou.
Renato Gondin explicou que a escola funcionará como uma fazenda, onde os alunos aprenderão através da prática. “Será formado um aluno completo, e isso se faz com a prática”, disse ele, ressaltando que o Colégio Agrícola trará um avanço significativo para Goioerê e região, formando alunos para serem geradores de riqueza, desenvolvendo atividades no campo e garantindo a manutenção do homem no campo.
Ele ainda parabenizou o prefeito Betinho Lima, reconhecendo seu esforço na conquista do Colégio para Goioerê. “Poucos prefeitos conseguem o que o Betinho conseguiu. Este colégio está aqui porque ele lutou muito”, concluiu Gondin.