Uma adolescente de 12 anos morreu afogada em uma represa na cidade de Peabiru. Esthefany Muller dos Santos tentou salvar a irmã de 8 anos que caiu na represa e bateu a cabeça. Porém, a menina se afogou e morreu no local.
O tenente do Corpo de Bombeiros, Alex Boni, explica que a equipe foi acionada para atender a ocorrência. Porém, a menina não sobreviveu ao afogamento.
O pai da menina também teria pulado para salvar as filhas e foi resgatado por pessoas que tomavam banho no local.
A irmã de Esthefany, de 8 anos, foi levada para o hospital e o caso dela é considerado estável.
O sepultamento de Esthefany Muller dos Santos ocorre nesta terça-feira (27) na cidade de Peabiru.
O Corpo de Bombeiros orienta os pais e responsáveis de que, levar boias ou cordas, pode ajudar nesse tipo de situação e evitar novas vítimas de afogamentos.
- Leia mais: Luto: Faleceu em Goioerê Nelson Gasparotto
O Grupo Maringá de Comunicação (GMC), por meio do alcance de seus veículos de comunicação Rádio Maringá FM, MIX FM Maringá, CBN Maringá e Portal GMC Online, lançou uma campanha de prevenção de afogamento, engasgo e asfixia batizada de “Primeiro Minuto”. As ações preveem atividades educativas e de propagação de informação por meio de rádios, portal de notícias e redes sociais
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o afogamento é uma das principais causas de morte em todo o mundo. Todos os anos, cerca de 236 mil pessoas morrem afogadas, segundo dados da agência. Só no Brasil, afogamentos provocam quase 6 mil mortes por ano, sendo crianças e jovens do sexo masculino as principais vítimas.
O objetivo da campanha é ensinar à população técnicas de primeiros socorros e como agir em caso de emergências, além de promover a conscientização de pais e cuidadores acerca da prevenção desses tipos de acidentes.