Com pontuação histórica, o avicultor de Formosa do Oeste, Ernesto Antônio Boscariol, é o produtor destaque no mês na avicultura da Copacol.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS
No último lote de aves entregues à Cooperativa, ele obteve expressivos 503 pontos de IEP (Índice de Eficiência Produtiva), o maior já registrado na história da avicultura da Copacol.
Com a segunda melhor pontuação do mês ficou o cooperado, Laerso Trevisoli de Nova Aurora, que obteve um resultado de 479 pontos. E seguida na terceira colocação ficou o produtor, Mauro Euclides Carlucci, de Quarto Centenário, com 478 pontos.
Na propriedade do cooperado Ernesto, todo o manejo com as aves é realizado pelo filho, Edeílson Boscariol. Ele comemora o bom o resultado e diz que se surpreendeu, mas reforça que sempre trabalha pensando em melhorar a cada dia mais. Segundo Edeílson, que juntamente com o pai está na atividade há 30 anos, a expressiva pontuação é fruto de toda uma experiência agregada ao longo dos anos, mas também da boa parceria que tem com a Cooperativa.
“A Copacol nos dá toda a condição para desenvolvermos o nosso trabalho enquanto terminador de aves, nos proporciona excelente assistência técnica que recebemos da extencionista Julia e da medica veterinária Priscila, que nos orientam sobres os manejos adequados, a Cooperativa pro meio de toda a equipe da integração que nos fornece pintainhos e ração de boa qualidade, enfim ela faz a parte dela, e cabe a nós fazermos a nossa, e assim construímos uma parceria de sucesso”, destaca.
Ele diz que a avicultura faz parte de sua vida, pois desde pequeno sempre esteve ao lado do pai na atividade, e hoje se sente orgulhoso em saber que Cooperativa exporta o frango que sai de sua propriedade para vários países e ajuda a alimentar milhões de pessoas
“É muita gratidão atender produtores com o Ernesto e o Edeílson, que sempre estão atentos aos manejos. Foi uma surpresa positiva o recorde em pontuação. Isso nos deixa muito felizes”, relata a medica veterinária Priscila.
“É sempre bom ver que o esforço do nosso trabalho contribui para os bons resultados do produtor. Me sinto orgulhosa por isso, e vejo que trabalhando juntos a gente pode ir mais longe”, diz a extensionista Julia Urayama.
OUTROS RESULTADOS
No critério conversão alimentar, o cooperado de Nova Aurora, Lourenço Oenning, obteve 1.525 Kg, com 1.527, ficou o produtor, Ernesto Antônio Boscariol e o cooperado José Vanderlei Pacheco de Formosa do Oeste, com 1.528 Kg. A media geral do mês em conversão alimentar da Copacol ficou 1686 Kg.
Já em conversão alimentar das aves, o produtor José Fernandes Muller de Cafelândia obteve 81.07 gramas. Anezio Freschi de Formosa do Oeste, ficou com 79.82 g e Odoni Muller, de Cafelândia, com 79.20 g. Neste critério a média geral do mês ficou em 69.68g.
Fonte: Copacol.