A campanha Agosto Lilás, uma mobilização nacional dedicada à conscientização sobre a violência contra a mulher e ao fortalecimento das redes de apoio às vítimas, será encerrada em Goioerê com uma palestra especial na quinta-feira, dia 5 de setembro. As ações tiveram a frente a Secretaria de Assistência Social e parceiros.
O movimento, que tem ganhado cada vez mais importância diante do crescimento alarmante dos casos de violência, apresenta dados preocupantes no primeiro semestre de 2024. Em 2023, o Brasil registrou 1.463 feminicídios, e o número de estupros aumentou 6,5% em comparação ao ano anterior, totalizando 83.988 casos — uma ocorrência a cada 6 minutos.
Em Goioerê, a campanha contou com a participação da Rede Municipal de Proteção, do Conselho Municipal de Direitos da Mulher e da sociedade em geral. Nos dias 28 e 29 de agosto, “pedágios” foram realizados em diferentes pontos da cidade, onde cartilhas de combate ao feminicídio foram distribuídas, canais de denúncia (180 e 190) foram divulgados, e laços lilás, símbolo da campanha, foram colocados no canteiro da Rotatória da Santos Dumont por alunos do Premen II.
O encerramento da campanha será marcado por uma palestra no Rotary Club de Goioerê, às 19h nesta quinta-feira, 5 de setembro, ministrada pelos psicólogos Natália Tamura e Declan Fernandes. A palestra é aberta a toda a sociedade e reforça o compromisso da Administração com o combate à violência contra a mulher.