A campanha “Agosto Lilás” comemorada em todo o Brasil com objetivo de alertar e incentivar a sociedade para o enfrentamento a todo tipo de violência contra a mulher, foi tema de reunião no final da tarde de quarta-feira, 18, quando um grupo de mulheres debateu o tema com a presença da delegada de Goioerê, Isabelle Rodrigues, e a única vereadora mulher do legislativo goioerense, Luci Alvino.
Clique aqui e receba as notícias de Goioerê e região em primeira mão
Dentro do tema da campanha, o assunto centralizou sobre a violência psicológica contra às mulheres. O grupo de mulheres que participaram da reunião expos a necessidade de alertar que a violência psicologia é crime e muitas mulheres sofrem e não denunciam.
A delegada Isabelle falou da importância de se levantar o tema, mas muito mais que falar, é importante agir e não se calar e registrar a denúncia contra o agressor.
Além da Lei Maria da Penha que completa 15 anos no combate a violência contra a mulher, também tem a Lei 14.188, de 2021 inclui no Código Penal o crime de violência psicológica contra a mulher, a ser atribuído a quem causar dano emocional “que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões”. O crime pode ocorrer por meio de ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização, limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro método. A pena é de reclusão de seis meses a dois anos e multa.
MOBILIZAÇÃO. Para chamar a atenção da sociedade para o tema, o grupo de mulheres que lideram a discussão do tema violência psicológica contra a mulher, está sendo organizado uma mobilização nos próximos dias, que poderá ser uma carreata ou passeata incentivando a denuncia contra esse crime.
VISITA. O deputado Delegado Fernando, que visitava Goioerê, e soube da reunião, fez questão de dar uma palavra de incentivo ao grupo de mulheres. O deputado integra a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná e se colocou a disposição em ações dessa natureza.