Na manhã de segunda-feira, 24, a engenheira agrônoma Silmara Scheiffer Basaglia, gerente da Emater, reuniu um grupo de sete agricultores de Goioerê que se cadastraram na segunda etapa do Programa Campo Limpo, do Governo do Estado, que isentou os produtores de quaisquer sanções cíveis, penais ou administrativas para quem declarou a existência de embalagens e produtos de agrotóxicos proibidos por lei em suas propriedades, como o BHC e obsoletos (outros produtos não comercializáveis e com uso proibido).
Estes produtores receberam um kit para fazer o armazenamento correto e tem até hoje, quarta-feira, 26, para fazer a entrega do material em um armazém temporário localizado em Umuarama, de onde será levado para o Rio de Janeiro para ser incinerado.
Segundo Silmara Basaglia, o Programa Campo Limpo teve início começou em 2009 e no ano de 2012 a maioria dos produtores de Goioerê aderiram ao programa. E agora, quem ficou de fora, teve a última chance de entregar as embalagens e produtos agrotóxicos proibidos por lei de estarem armazenados nas propriedades. A partir de amanhã, quinta-feira, o produtor que for pego com estes agrotóxicos será autuado e multado.
O Programa Campo Limpo está retirando das
propriedades embalagens de agrotóxicos proibidos
A reunião realizada na manhã de segunda na Emater onde foram entregues os kits