Além dos quatro cursos técnico integrado para Goioerê, Rancho Alegre do Oeste, Mariluz e Ubiratã, o Colégio Premen I também ganhou a escola de tempo integral
Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, 26, na Sociedade Rural de Goioerê, a chefe do Núcleo Regional de Goioerê, Tania Henrique reuniu lideranças para apresentar os quatro novos cursos técnico integrado e o funcionamento da escola de tempo integral no Colégio Premen I e Programa Paraná Integral em Rancho Alegre D’Oeste.
Clique aqui e receba as notícias de Goioerê e região em primeira mão
Participaram do evento os prefeitos Betinho Lima (Goioerê) e Ismael Dezanoski (Janiópolis), presidente do Sindicato Rural, Sergio Fortis, presidente da Acig, Alexandre Candido, representantes das cooperativas de Goioerê e diretores dos colégios contemplados com os cursos técnicos.
A chefe do NRE, Tania Henrique, iniciou sua fala apresentando as novidades e afirmando que as conquistas são uma grande vitória para a educação de Goioerê e dos municípios contemplados. As novidades para o ano letivo de 2022 são:
- Colégio Premen II (Goioerê): Curso Técnico em Agronegócio
- Colégio Premen I (Goioerê: Curso Técnico em Administração e Escola em Tempo Integral para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio
- Colégio Duque de Caixas (Goioerê): Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e Curso Técnico Formação Docente
- Colégio José Alfredo de Almeida (Mariluz): Curso Técnico em Agronegócio e Curso Técnico Formação Docente
- Colégio Rancho Alegre do Oeste: Escola Integral Mais para alunos do Ensino Fundamental anos iniciais
- Colégio Carlos Gomes (Ubiratã): Curso Técnico em Agronegócio
Os cursos técnicos terão três anos de duração e o aluno sairá qualificado para o mercado de trabalho. Já a Escola de tempo integral vai permitir que alunos fiquem 9 horas na escola, onde receberão quatro refeições, realizarão as tarefas, entre outras atividades que serão ofertadas.
“Temos a honra de dizer que nossas escolas trazem um diferencial e quem ganha é a comunidade” – ressaltou a chefe do NRE, Tania Henrique, explicando que os novos cursos técnicos vão trazer “benefícios imensuráveis” para a cidade. “ O aluno sai com uma profissão e este é um grande avanço para nossa região, afirmando que os alunos realizarão seus estágios nas cooperativas e empresas de Goioerê, o que permitirá que muitos concluam o curso já empregado.
Tania ainda falou da grande conquista da Escola em Tempo Integral para os alunos do Colégio Premen I em Goioerê. “Estes alunos terão um desempenho muito maior porque terão um suporte diferenciado, através do contraturno”.
O diretor do Colégio Premen I, Ricardo Stefeneti, ressaltou que Goioerê foi contemplado com o melhor modelo de educação do Brasil. “Poucas cidades no Brasil receberam este modelo e nós fomos agraciados” – afirmando que “vinhamos de um modelo enrijecido e agora o aluno terá a opção de escolher onde estudar, baseado em suas habilidades”.
A diretora do Premen II, Elizabete Murante, também elogiou os cursos técnicos, afirmando que “vamos oferecer qualificação para um grupo de pessoas que hoje sai da escola sem grandes expectativas”.
Ao usar da palavra o prefeito Betinho Lima destacou a gestão que a chefe do NRE, Tania, vem realizando a frente do Núcleo, “conseguindo manter uma sintonia com diretores e alunos” e ressaltou que quem ganha com todas estas conquisas também é o comércio que terá mão-de-obra qualificada e jovens melhores preparados. O prefeito disse que é parceiro neste avanço da educação em Goioerê.