Publicidade
Publicidade

Notícias / Paraná AgroRobótica é a nova categoria do Programa Agrinho 2024

quarta-feira, 15 maio de 2024.

A 29ª edição do Programa Agrinho, desenvolvido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, conta com uma categoria inédita: AgroRobótica – Colégio agrícola. No total, serão 15 categorias, envolvendo alunos das mais variadas faixas etárias das redes pública e privada de ensino e das Apaes. As inscrições para as modalidades tradicionais do Concurso Agrinho (Desenho, Redação, Experiência Pedagógica e Relatório Município Agrinho) ocorrem entre 1º e 20 de agosto. Já as demais categorias possuem prazos de inscrição específicos, detalhados nos regulamentos disponíveis.

CLIQUE E FIQUE BEM INFORMADO

Nesta edição, o tema “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades” destaca a importância da integração entre os diversos setores da economia, tanto no meio rural quanto no urbano, enfatizando a promoção da sustentabilidade e do empreendedorismo neste contexto. Diante disso, a colaboração entre diferentes atores e a valorização dos recursos naturais surgem como elementos fundamentais para o impulsionar o desenvolvimento econômico e social de maneira sustentável.

A cerimônia de premiação do Concurso Agrinho está marcada para 4 de novembro, em Curitiba. Os estudantes vencedores e os respectivos professores serão convidados a participar do evento. A lista completa dos ganhadores será divulgada na primeira quinzena de outubro no site do Sistema FAEP/SENAR-PR.

AgroRobótica

Nesta edição, o Concurso Agrinho apresenta mais uma categoria destinada aos colégios agrícolas do Paraná, voltada a projetos de robótica. A categoria AgroRobótica – Colégio agrícola fomenta o desenvolvimento de propostas inovadoras, aplicadas à solução de problemas e construção de protótipos tecnológicos e/ou eletrônicos.

Com a inclusão desta categoria, o Agrinho pretende desenvolver a capacidade de resolver problemas, incentivar a aprendizagem científica, estimular a sensação de pertencimento e de autoria, inserir os estudantes na resolução de desafios de empresas locais, bem como promover atividades que motivem a pesquisa e gerem a cooperação.

Para o desenvolvimento dos projetos, os colégios agrícolas estabelecerão parcerias com empresas da região, que devem atender aos requisitos do regulamento. A participação será em equipe, formada por até cinco estudantes e um professor orientador. Não há restrições quanto à natureza ou ao número de componentes eletrônicos utilizados para a realização de cada projeto, que deve seguir o tema “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades”.

O concurso obedece a um cronograma específico, disposto no regulamento. As equipes responsáveis pelos quatro melhores projetos, bem como seus respectivos professores, receberão smartphones como prêmio.

Agrinho tradicional

O tradicional Concurso Agrinho mantém o formato dos anos anteriores. As inscrições serão online e os trabalhos devem ser enviados pelos professores por meio do sistema disponível no regulamento. No ato da inscrição, é necessário encaminhar o formulário assinado pela direção da instituição de ensino em formato PDF.

Os alunos podem participar nas seguintes categorias: Desenho Apae e Classe Especial (redes pública e particular); Desenho 1º ano do Ensino Fundamental (rede pública); Desenho 1º ano do Ensino Fundamental (rede particular); Redação 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I (rede pública); Redação 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental I e II (rede particular); Experiência Pedagógica (Apae e redes pública e particular); Relato Escola Agrinho (Apae e redes pública e particular); e Relatório Município Agrinho (rede pública).

O período para inscrições será de 1º a 20 de agosto. Os prêmios estão discriminados no regulamento de cada categoria, incluindo smartphones, tablets, notebooks, projetores multimídia e automóveis. Nesta edição, serão três automóveis zero quilômetro destinados aos 1º, 2º e 3º lugares da categoria Experiência Pedagógica.

Redação Paraná

A categoria Redação Paraná Nota 10 – Agrinho, resultado da parceria com a Secretaria da Educação do Paraná (Seed) desde 2021, abrange alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio da rede estadual. Essa modalidade prevê a participação de estudantes matriculados em instituições de ensino da rede pública estadual que utilizam a plataforma Redação Paraná, uma ferramenta de inteligência artificial que otimiza a correção de redações.

A orientação para as redações segue a linha temática “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades”. Para os alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, o gênero textual solicitado é o conto; para os estudantes dos 8º e 9º anos, a redação deve ser um artigo de opinião; já para a categoria do Ensino Médio, os participantes devem produzir textos dissertativo-argumentativos.

As inscrições estarão abertas a partir de 20 de maio. Os professores e estudantes vencedores receberão smartphones. Serão premiados, ainda, seis embaixadores, referentes aos Núcleos Regionais de Educação (NREs) com maior engajamento, que receberão chromebooks e smartphones.

Robótica

A categoria Robótica, também em parceria com a Seed, incentiva o desenvolvimento de projetos de robótica pelos estudantes, promovendo oportunidades para a criação de propostas inovadoras. Os projetos devem ser aplicados à construção de protótipos com materiais descartados e/ou recicláveis, podendo incluir componentes tecnológicos e eletrônicos.

A iniciativa segue o tema “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades”, com participação de professores da rede estadual do Paraná e de estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio regularmente matriculados em instituições de ensino com oferta de aulas e/ou iniciativas de robótica.

As escolas interessadas em participar deverão orientar os professores responsáveis para a elaboração dos projetos até 21 de julho. Nesse período, cada instituição de ensino participante poderá organizar um evento para avaliar e registrar, também por fotos e vídeos, os projetos desenvolvidos por suas turmas.

As equipes devem ser formadas por quatro estudantes e um professor orientador. Nesta primeira etapa, as escolas vão selecionar um projeto do Ensino Fundamental II e um do Ensino Médio para avançar para a próxima fase de avaliação. Os detalhes do cronograma estão disponíveis no regulamento. Os alunos e professores classificados na etapa final serão premiados com smartphones, enquanto os embaixadores da NRE receberão notebooks e smartphones.

Programação

A parceria com a Seed também contempla a categoria Programação, com o objetivo de valorizar o ensino de tecnologia nas escolas, incentivando os alunos a colocarem em prática os conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo dos estudos na área.

A iniciativa tem duas subcategorias: Linguagem Scratch, direcionada para os estudantes matriculados na unidade curricular de Pensamento Computacional do 6° ao 9° anos do Ensino Fundamental das Escolas em Tempo Integral e Colégios Cívico-Militares, estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas regulares, estudantes do 1º ano do Ensino Médio e estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental matriculados no Programa de Ampliação de Jornada – Programa Edutech/Games e Programação; e Programação Front-End – HTML e CSS, voltada aos alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio matriculados no Itinerário Formativo de Matemática e Ciências da Natureza e cursando a unidade curricular de Matemática II (Trilhas de Programação I e II), e alunos dos 1º, 2º e 3º anos dos cursos técnicos-profissionalizantes de Desenvolvimento de Sistemas e Jogos Digitais.

As inscrições vão até 9 de agosto. Os projetos devem seguir a linha temática “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades”. O cronograma conta com três etapas de avaliação, cujos detalhes estão previstos no regulamento. A premiação será de smartphones e chromebooks para alunos e professores vencedores, e de notebooks e smartphones para os embaixadores da NRE.

Colégios agrícolas

A categoria Relatório de Pesquisa – Rede Pública de Ensino, criada para os 26 colégios agrícolas do Paraná no ano passado, permanece nesta edição. Com o tema “Agrinho Boas Práticas Agrícolas”, os estudantes de 1º, 2° e 3º anos do Ensino Médio Profissionalizante Técnico Agrícola/Agropecuário da rede pública do Paraná devem produzir relatórios de pesquisa sobre práticas sustentáveis de produção de olerícolas e melhora de parâmetros agronômicos, com recomposição e melhoria de solos.

O trabalho deve ter até 25 páginas, contendo capa, introdução, objetivos, descrição, conclusão e anexos, incluindo a cópia do checklist e demais comprovações das ações realizadas. O template para formatação do relatório está disponível em sistemafaep.org.br/agrinho. As equipes devem conter cinco estudantes e um professor orientador. Não há limite de relatórios por colégio agrícola.

As inscrições dos trabalhos devem ser feitas a partir 20 de maio. De acordo com o cronograma que consta no regulamento, serão realizadas etapas escolar, regional e estadual. Os cinco melhores trabalhos serão classificados para a premiação, que vai entregar smartphones aos alunos e aos orientadores. Os colégios agrícolas das equipes premiadas receberão 30 microscópios digitais.

Capacitação para professores

No primeiro semestre de 2024, o Programa Agrinho retomou as ações presenciais de formação de professores. Essa iniciativa, realizada por meio de palestras, tem como objetivo estimular a reflexão sobre a interdependência entre o campo e a cidade por meio da metodologia do programa, com orientações sobre o tema.

As capacitações estarão disponíveis para professores, pedagogos e diretores de escolas até julho, com duração de quatro horas. Os horários, locais de realização e outros detalhes serão ajustados conforme as necessidades de cada grupo, que poderá variar de 10 a 50 participantes. Para participar, os interessados devem entrar em contato com o sindicato rural local ou com a regional do Sistema FAEP/SENAR-PR.

(Fonte: SouAgro)

Publicidade
domsegterquaquisexsáb
   1234
19202122232425
262728293031 
       
282930    
       
     12
31      
    123
2526272829  
       
28293031   
       
     12
31      
   1234
2627282930  
       
293031    
       
     12
       
      1
3031     
      1
30      
   1234
262728    
       
  12345
2728     
       
28      
       
      1
       
     12
2425262728  
       
      1
3031     
     12
24252627282930
       
  12345
2728293031  
       
2930     
       
    123
25262728293031
       
    123
18192021222324
25262728   
       
 123456
78910111213
21222324252627
28293031   
       
     12
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
       
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
       
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
       
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
       
      1
9101112131415
23242526272829
3031     
    123
252627282930 
       
 123456
14151617181920
21222324252627
28293031   
       
      1
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      
   1234
567891011
       
   1234
12131415161718
19202122232425
262728    
       
293031    
       
    123
11121314151617
       
  12345
13141516171819
27282930   
       
      1
23242526272829
3031     
    123
18192021222324
252627282930 
       
28293031   
       
   1234
567891011
       
     12
3456789
17181920212223